MÚSICA NO ENSINO MÉDIO, ENTRE A INTER E TRANSDISCIPLINARIEDADE

Autores

  • José Luiz Domingues Gularte UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

Palavras-chave:

Ensino de música, Ensino Médio, BNCC.

Resumo

A Educação Musical tem sido tema de pesquisas em âmbitos escolares e não-escolares, ao longo dos anos. A partir de 2008, com a Lei nº 11.769, as investigações foram intensificadas, principalmente no que diz respeito ao ensino escolar, notadamente no Ensino Fundamental. Mas, sabe-se que, a partir da Resolução nº 2, de 2016, o trabalho musical também deve se estender à Educação Infantil e ao Ensino Médio. Mais especificamente, em se tratando do Ensino Médio, a área ainda carece de mais estudos, com vistas a entender os processos que se estabelecem no ensino musical neste nível de ensino. Além disso, os saberes inter e transdisciplinares têm sido tratados em diversos ambientes de aprendizagem. O lócus para a realização da pesquisa será́ uma escola particular da cidade de XX/XX. A metodologia para a realização desta investigação tem como base a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação (TRIPP, 2005) como método. A análise dos dados será́ efetuada com base na análise de conteúdo (MORAES, 1999). O referencial teórico desta pesquisa fundamenta-se na epistemologia da Educação Musical (KRAEMER, 2000), em conceitos de inter e transdisciplinaridade (JAPIASSU, 2006; FAZENDA, 2006) e em estudos sobre o ensino e as tecnologias (PÉREZ GÓMEZ, 2015) transversalizados às propostas da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2017).

Biografia do Autor

José Luiz Domingues Gularte, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação?Mestrado Profissional?MP, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Pós-graduado em Docência no Ensino Superior e Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade de Educação São Luis. Possui graduação em Licenciatura em Música, pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Como instrumentista participou de festivais, gravações, tendo acompanhado artistas em diversos seguimentos. Faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (GRUPEM) e Arte:Criação,Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), da UERGS. Atualmente é professor da Escola Básica de Aplicação Feevale/Escola de Aplicação/Novo Hamburgo/RS

Cristina Rolim Wolffenbüttel, UERGS

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação - Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora da Linha 2 – Artes em Contextos Educacionais do PPGED-MP/Uergs. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços” (Grupem) e “Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação” (ArtCIEd), registrados no CNPq e certificados pela UERGS. Diretora Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar como cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), um reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros “Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam”, “A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica”, “A Música na Região de Montenegro”, “Cantigas de Ninar”, “Terço Cantado: uma religiosidade popular na Região de Montenegro”, “Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra”, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do “Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis” e do “Coral da Fundarte”. Na cidade de Gravataí foi regente dos “Coros Infantil e Adulto”. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

Referências

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Gularte, J. L. D., & Wolffenbüttel, C. R. (2021). MÚSICA NO ENSINO MÉDIO, ENTRE A INTER E TRANSDISCIPLINARIEDADE. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1014. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1014

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

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