Gostar de ler e escuta musical: concepções sobre as preferências dos estudantes

Autores

  • Rodrigo da Rocha Leite Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Arthur Aloys Roth Noswitz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, concepções de estudantes, projeto “A Arte de Ler”, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”, PIBID/CAPES/Uergs-Música.

Resumo

Esta pesquisa, em andamento, faz parte do subprojeto PIBID/CAPES/Uergs-Música, em Montenegro/RS. Além disso, é um dos projetos que se encontram vinculados ao Grupo de Pesquisa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços” (CNPq/Uergs). A motivação para a realização desta pesquisa vincula-se às entradas sistemáticas que temos feito em uma escola pública municipal participante do PIBID/CAPES/Uergs-Música, em Montenegro/RS, particularmente quanto ao gosto pela leitura e pela escuta musical. Partindo de falas dos estudantes, bem como da inquietação em nós gerada pelas mesmas, sugiram os seguintes questionamentos: O que os estudantes preferem quando convidados a escolher entre leitura literária e escuta musical? Por que estudantes tendem a apontar preferências pela escuta musical ao invés da leitura de obras literárias? O que atrai os estudantes em  relação à escuta musical? Quais os atrativos elencados pelos estudantes quanto as suas preferências de leituras literárias? Quais são as músicas que preferencialmente estudantes tendem a escolher para realizar suas escutas? O que diferencia, em termos de complexidade, atos de leitura e atos de escuta musical? Como metodologia para esta pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa e a coleta dos dados através da realização de entrevistas com estudantes do Ensino Fundamental da escola participante do PIBID/CAPES/Uergs-Música, em Montenegro/RS. Entende-se que este estudo poderá contribuir com as áreas da educação e educação musical e, principalmente, para a formação inicial como estudantes de licenciatura em música.

Downloads

Como Citar

Leite, R. da R., Noswitz, A. A. R., & Wolffenbüttel, C. R. (2014). Gostar de ler e escuta musical: concepções sobre as preferências dos estudantes. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 229–235. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/190

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>