MÚSICA NO ENSINO MÉDIO, ENTRE A INTER E TRANSDISCIPLINARIEDADE

Autores

  • José Luiz Domingues Gularte UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

Palavras-chave:

Ensino de música, Ensino Médio, BNCC.

Resumo

A Educação Musical tem sido tema de pesquisas em âmbitos escolares e não-escolares, ao longo dos anos. A partir de 2008, com a Lei nº 11.769, as investigações foram intensificadas, principalmente no que diz respeito ao ensino escolar, notadamente no Ensino Fundamental. Mas, sabe-se que, a partir da Resolução nº 2, de 2016, o trabalho musical também deve se estender à Educação Infantil e ao Ensino Médio. Mais especificamente, em se tratando do Ensino Médio, a área ainda carece de mais estudos, com vistas a entender os processos que se estabelecem no ensino musical neste nível de ensino. Além disso, os saberes inter e transdisciplinares têm sido tratados em diversos ambientes de aprendizagem. O lócus para a realização da pesquisa será́ uma escola particular da cidade de XX/XX. A metodologia para a realização desta investigação tem como base a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação (TRIPP, 2005) como método. A análise dos dados será́ efetuada com base na análise de conteúdo (MORAES, 1999). O referencial teórico desta pesquisa fundamenta-se na epistemologia da Educação Musical (KRAEMER, 2000), em conceitos de inter e transdisciplinaridade (JAPIASSU, 2006; FAZENDA, 2006) e em estudos sobre o ensino e as tecnologias (PÉREZ GÓMEZ, 2015) transversalizados às propostas da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2017).

Biografia do Autor

José Luiz Domingues Gularte, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação?Mestrado Profissional?MP, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Pós-graduado em Docência no Ensino Superior e Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade de Educação São Luis. Possui graduação em Licenciatura em Música, pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Como instrumentista participou de festivais, gravações, tendo acompanhado artistas em diversos seguimentos. Faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (GRUPEM) e Arte:Criação,Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), da UERGS. Atualmente é professor da Escola Básica de Aplicação Feevale/Escola de Aplicação/Novo Hamburgo/RS

Cristina Rolim Wolffenbüttel, UERGS

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação - Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora da Linha 2 – Artes em Contextos Educacionais do PPGED-MP/Uergs. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços” (Grupem) e “Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação” (ArtCIEd), registrados no CNPq e certificados pela UERGS. Diretora Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar como cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), um reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros “Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam”, “A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica”, “A Música na Região de Montenegro”, “Cantigas de Ninar”, “Terço Cantado: uma religiosidade popular na Região de Montenegro”, “Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra”, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do “Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis” e do “Coral da Fundarte”. Na cidade de Gravataí foi regente dos “Coros Infantil e Adulto”. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2007.

BNCC. A educação é a base. Brasília: MEC/SEB/CNE, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_s ite.pdf>. Acesso em: 10.agos. 2021

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria J. Alvarez; Sara B. dos Santos; Telmo M. Baptista. Portugal: Porto Editora, 1999.

CASAGRANDE, Ana Lara.; ALONSO, Katia Morosov.; SILVA, Danilo Garcia. Base nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 19, n. 60, p. 407-425, jan./mar. 2019

COSTA, Alice Lemos.; BARCELLOS, Suziane Alves.; JARDIM, Loraine Rodrigues. A Potencialidade interdisciplinar entre áreas do conhecimento. Debates em Educação. Vol. 10. Nº 21. Maio/Ago, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/viewFile/4264/pdf

FAZENDA. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. São Paulo: Loyola, 2011.

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A Música e as Artes na Formação do Pedagogo: Polivalência ou Interdisciplinaridade?. rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 26, n. 48, p. 79-96, jan./abri 2017 Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7567/4914

FREIRE, Vanda Bellard. Pesquisa em Música e interdisciplinaridade. Revista Musica Hodie, Vol. 10 - Nº 1 – 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/12826/13143

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7a. Ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

MIRANDA, Claudia Furtado de.; MARTINS, Pura Lucia Oliver. A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar, Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1465-1493, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23323/23173

MINAYO, Maria; DESLANTES, SUELI ,GOMES; Romeu, Pesquisa social, Teoria, Método e Criatividade , Revista editora vozes,2009 Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf acesso em: 8 de ago : 2020

MORAES, Roque. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegrehttps://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 20 jun 2020.

VICENTIN, Ivana Suski; et all. A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar, Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1465-1493, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23323/23173

MIRANDA, Claudia Furtado de; et al; TORRA, Carlos Henrique Martins. A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar, Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1465-1493, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23323/23173

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico- musical. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br./index.php/EmPauta/article/view/9378/5550. Acesso em: 28 jul. 2020.

SANTOS, Cristina Bertoni dos Santos, Aula de música e escola: concepções e expectativas de alunos do ensino médio sobre a aula de música da escola. REVISTA DA ABEM. Londrina. v.20. n.27. 79-92. Jan/jun 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/162

SANTOS, MICAEL CARVALHO DOS. A Educação Musical na Base curricular Comum Nacional Curricular (BNCC) – Ensino Médio: Teias da Politica Educacional Curricular Pós- golpe 2016 no Brasil. Revista da Abem, v. 27, n. 42, p. 52-70, jan./jun. 2019. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/799/542

SCHNEIDER, Marilda Pasqual, A Organização interdisciplinar na reforma curricular da formação, Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 139-154, jan./abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1371/795

SILVA, Helena Lopes da. Mediando as escutas musicais dos jovens: uma proposta para a educação Musical na escola regular. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.1, p.122-147, jan./jun.2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4469/3288

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 443-466. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira.

OLIVEIRA, Thais Benetti de. Caldeira, Ana Maria Andrade. Interdisciplinaridade escolar no ensino médio: domínios epistêmicos como possibilidade para elaboração e avaliação de um trabalho coletivo. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/23610

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.

ROSA, Maria Inês Petrucci.; RAMOS, Tacita Ansanello. Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares. Pro-Posições | v. 26, n. 1 (76) | p. 141-160 | jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pp/v26n1/0103-7307-pp-26-01-0141.pdf

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. A inserção da música no projeto político pedagógico: o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 73-80, set. 2010. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/205/137

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim; BRUM Lucas Pacheco, HOPPE, Martha Wankler. Interdisciplinaridade: ambiguidades e desafios para a formação inicial de professores. Revista da Fundarte. v. 25. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/5

XAVIER, Cristine Roberta Piassetta; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A Música e a articulação entre as diferentes Linguagens do ensino de arte. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 26, n. 48, p. 111-122, jan./abr. 2017. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Gularte, J. L. D., & Wolffenbüttel, C. R. (2021). MÚSICA NO ENSINO MÉDIO, ENTRE A INTER E TRANSDISCIPLINARIEDADE. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1014. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1014

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>