NOSSO JARDIM: DO VOO DAS BORBOLETAS ÀS RAÍZES DA TERRA
Palavras-chave:
Dança com crianças, Natureza, Improvisação com crianças,Resumo
Esta pesquisa procura descobrir como as crianças elaboram relações das experiências na natureza com a Dança, ao brincar na natureza e ao dançar explorando aspectos do movimento na Expressividade. Propõe-se olhar para a Dança com crianças, entender as possíveis relações de Dança e de movimento do corpo que se estabelecem entre a criança e a Natureza, criar em Dança a partir das experiências e conexões que elas criam com o ambiente, compreender a influência que experiências ao ar livre têm sob o movimento. A Prática como Pesquisa (PaR), se configura como a metodologia destas investigações, junto com a improvisação em dança. Espera-se encontrar novas maneiras de desenvolver processos artísticos em Dança tendo crianças como protagonistas e explorar a poética de suas relações entre si e com o ambiente.Referências
ALMEIDA, Fernanda de Souza. ANDRADE, Carolina Romano de. Dançar com a criança: um olhar para a composição e criação em dança com a pequena infância. Ver. C. de Artes, Curitiba, v.15, n.2, 2016.
BARROS, Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a Natureza: In: FLEURY, Laís. Prefácio. 2ª edição. Rio de Janeiro, julho de 2018.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo. Duas Cidades/Editora 34, 2009 (2ª edição).
CUNHA, Carla./PIZARRO, Diego./VELLOZO, Marila Annibelli.(Orgs) Práticas somáticas em dança: Body-mind Centering em criação, pesquisa e performance. Brasília: IFB, 2019.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: O sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição – São Paulo: Annablume, 2006.
FERNANDES, Ciane et al. A arte do movimento na prática como pesquisa. Anais ABRACE, v. 19, n. 1, 2018.
FORTIN, Sylvie. Educação Somática: Novo ingrediente da formação prática em Dança. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, n.2, p. 40-55, fev. 1999.
INSTITUTO ALANA. Apostila TiNis Módulo 1: Nosso vínculo com a Natureza. São Paulo. 2021.
GOMES, Martins Natália. Diário de pesquisa. Uergs, 2021.
MUNDIM, Ana Carolina (org). Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2012.
MUNDIM, Ana Carolina da Rocha; MEYER, Sandra; SILVA, Suzane Weber da. A composição em tempo real como estratégia inventiva. Cena. N. 13, 2013.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. Editora Peirópolis LTDA, 2016.
SCHULMANN, Nathalie. Da prática do jogo ao domínio do gesto. Lições de Dança, v. 1, n. 2, 2006.
WOODRUFF, Dianne. Treinamento na dança: Visões mecanicistas e holísticas. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, n. 2, p. 17-30, 1999.