LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS CONVIVIAIS: DA PESQUISA EM TEATRO AOS QUINTAIS DA CIDADE
Palavras-chave:
Práticas de Criação Cênica, Experiência docente, Intervenções Cênicas.Resumo
O presente artigo discute possibilidades de horizontalidade e flexibilização de lideranças em práticas de criação cênica. As questões apresentadas se originam de articulações entre estudos realizados em pesquisa de mestrado e em experiência docente das autoras e a criação de Os Quintais de Porto Alegre, um circuito de intervenções cênicas realizado em prédios históricos da cidade de Porto Alegre no ano de 2015.Downloads
Referências
ALBRIGHT, Ann Cooper. Caindo na memória. In: Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Organização Marta Isaacsson (Coordenação); Clóvis Dias Massa; Mirna Spritzer; Suzane Weber da Silva. Editora AGE: Porto Alegre, 2013, p. 49-67.
BERSELLI, Marcia. Processo de criação do ator: a busca pela organicidade a partir do contato. 2014. 207 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
DUBATTI, Jorge. Cartografía Teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.
ISAACSSON, Marta. Cena multimídia, poéticas tecnológicas e efeitos intermediais. In: PEREIRA, A., ISAACSSON, M. e TORRES, W. L. (orgs.). Cena, Corpo e Dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2012, p. 85 - 99.
MUNDIM, Ana Carolina. A composição em tempo real: um lugar de convívio artístico, político e afetivo. In: Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2012, p. 99/117.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. [Tradução de Cássia Raquel da Silveira]. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SOLDERA, Natália. O processo de composição da cena a partir da noção de intermedialidade. 2015. 189 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1989.
WORTH, L.; POYNOR, H. Anna Halprin. London: Routledge performance pratictioners, 2004, 196 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.