Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco: a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos
Palavras-chave:
Teatro, Surdez, Criação, Contato.Resumo
O artigo propõe-se a evidenciar e problematizar alguns aspectos da ordem técnica e sensível a respeito da criação de aulas de teatro para alunos surdos. A partir da experiência pedagógica junto às oficinas do projeto “Teatro e Dança com alunos surdos”, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre / RS), busca-se refletir sobre os agenciamentos atualizados na elaboração e realização de propostas cênicas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Acrescem às discussões apontamentos a respeito de diretrizes que buscam pensar o espaço criativo proporcionado pelas artes como produtor de conhecimento e potencializador da afirmação social de um grupo minoritário.
Downloads
Referências
BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro: memórias imaginadas. Rio de Janeiro: Record, 2000.
BROOK, Peter. El espacio vacío: arte y tecnica del teatro. Barcelona: Península, 1973.
CABRAL, Beatriz A. V. Avaliação em Teatro: implicações, problemas e possibilidades. In: Revista Sala Preta, v. 02, n. 01, 2002, p. 213-220.
COPEAU, Jacques. Hay que rehacerlo todo: escritos sobre el teatro. Madrid: Asociación de Directores de Escena de Espana, 2002.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. [Tradução de Aldomar Conrado]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002, n. 19, p. 20-28.
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. [Tradução de Pontes de Paula Lima]. 30ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.