Navegar o teatro contemporâneo: uma experiência da frustração à autonomia
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.521Palavras-chave:
Espectador, Relação Teatral, Fazer teatral contemporâneoResumo
O artigo discorre sobre pressupostos do trabalho do espectador de teatro, encarando este fazer como um ato produtivo. A partir dos avanços dos estudos da semiótica teatral ao longo do século XX, a noção de recepção ganha relevância e os estudos sobre o espectador se mostram cada vez mais refinados. Neste sentido, o objetivo é buscar princípios fundamentais para a relação teatral na atualidade e analisar que tipo de esforços são requisitados do espectador diante do espetáculo teatral contemporâneo. Este trabalho é fruto de um estudo teórico oriundo da pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS em 2012.
Downloads
Referências
DE MARINIS, Marco. Comprender el teatro: Lineamentos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Galerna, 1997.
____________. En busca del actor y del espectador: Comprender el teatro II. Buenos Aires: Galerna, 2005.
DESGRANGES, Flávio. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Revista Sala Preta, 2008, n° 8, ECA-USP, São Paulo.
____________. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.
FÉRAL, Josette. Teatro, Teoria y Practica: Mas Alla de Las Fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.
GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
LEHMANN, Hans-Thyes. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
____________. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. tradução de Raquel Imanishi, artigo in Revista Sala Preta número 3, Departamento de Artes Cênicas/USP, São Paulo: 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 2003.
ROCHA, Fernanda Marília. O Hábito Habitável: a experiência de ser espectador com alunos de uma escola pública de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.