PULSAÇÕES: PROCESSO ENTRE CORPO, IMAGEM E SENSAÇÃO

Autores

  • Erico José Souza de Oliveira UnB - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.827

Palavras-chave:

corpo, imagem, sensação, emoção

Resumo

Este artigo socializa questões concernentes a elementos do processo de criação do espetáculo  Pulsações, realizado em âmbito artístico-pedagógico do curso de interpretação teatral da Escola de Teatro da UFBA. A partir das noções de corpo, advindas das teorias de Georges Stobbaerts, Sônia Machado de Azevedo, Lenora Lobo e Cássia Navas, imagem e sensação, através das pesquisas de Denize Dall Bello, Adieliton Tavares Cézar, Helena Pinheiro Jucá-Vasconcelos e Júnia César Pedroso, tal trabalho artístico abordou uma metodologia de preparação corporal aplicada aos ensaios do espetáculo, gerando possibilidades de encaminhamentos atorais e encenatórios que revelaram a potência do trabalho com imagens e sensações, desde o processo de montagem até a realização do espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erico José Souza de Oliveira, UnB - Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (1991-1996), Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2000-2002) , Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2002-2006), Estágio Sanduiche na Université Paris X-Nanterre (2003-2004), com BOLSA CAPES, Pós-Doutorado em História da Encenação pela Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle em Paris (2007-2009) com estágios em Biomecânica Teatral no Centro Internacional de Biomecânica Teatral de Meierhold, em Perúgia (Itália), com BOLSA CAPES e Estágio Sênior na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (2015-2016) sobre transculturalidade na pedagogia do trabalho com máscara na Escola Jacques Lecoq (Paris), com estágio de um ano na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq (Paris), com BOLSA CAPES. Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) . Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Encenação, Metodologia da Encenação e Preparação de Elenco, e nos seguintes temas: práticas culturais, espetacularidade, teatro físico, máscara, cavalo marinho e Biomecânica Teatral de Meierhold. É autor do livro "A roda do mundo gira: um olhar sobre o Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado-PE)", pelo SESC - Pernambuco e organizador do livro "Tradição e Contemporaneidade na Cena do Cavalo Marinho", pelo PPGAC-UFBA . É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Poéticas, Processos e Pedagogias da Encenação Contemporânea (G-PEC), filiado ao CNPq. É coordenador de projetos PIBIC, PIBIARTES, PROCEAO, sobre encenação e cultura, sobre texto e encenação, do projeto de pesquisa CORPO-MÁSCARA: Uma poética cênica de A Hora da Estrela de Clarice Lispector, 2015-2016 (Projeto Interinstitucional entre A UFBA e a UFRJ). Coordena os Projetos de Pesquisa CONTOS DE AZEVICHE (Financiado pelo Programa da PROEXT-UFBA) e CORPO-MÁSCARA COMO PROCEDIMENTO TRANSCULTURAL NAS POÉTICAS DE VSEVOLOD MEIERHOLD E JACQUES LECOQ. Possui espetáculos encenados no Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Mont-Saint-Jean (França), Porto (Portugal), e em outras cidades brasileiras. Encenador, Ator, Iluminador, Produtor Cultural, Bailarino Popular, Figurinista, Cenógrafo.

Referências

ANDRADE, Welington. O teatro como lugar da subjetividade possível ou Os impasses da crítica diante da criação. Revista Sala Preta, São Paulo, Vol. 15, n. 2, p. 275-287, 2015.

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BELLO, Denize Dall. A componente da teatralidade em Aby Warburg. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Estudos do Teatro) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.

CEZAR, Adieliton Tavares; JUCÁ-VASCONCELOS, Helena Pinheiro. Diferenciando sensações, sentimento e emoções: uma articulação com a abordagem gestáltica. Revista IGT na Rede, Rio de Janeiro, v. 13, nº 24, 2016, p. 4-14. Disponível em http://www.igt.psc.br/ojs. Acesso em 17 de maio de 2020.

LISPECTOR, Clarice. (Título do livro). Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1999.

LOBO, Lenora; NAVAS, Cássia. Teatro do Movimento: Um método para um intérprete criador. Brasília: LGE Editora, 2003.

MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.

(Referência do próprio autor)

(Referência do próprio autor)

PEDROSO, Júnia César. A percepção do corpo cênico em Klauss Vianna e Merleau-Ponty. In: IV REUNIÃO CIENTÍFICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, v. 8, n. 1, 2007, Campinas. Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Campinas: UNICAMP, 2007. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/issue/view/74. Acesso em 17 de maio de 2020.

ROMAGNOLLI, Luciana Eastwood; MUNIZ, Mariana de Lima. Teatro como acontecimento convival: uma entrevista com Jorge Dubatti. Revista Urdimento, UDESC, Florianópolis, v.2, n. 23, 2014, p. 251-261.

STOBBAERTS, Georges. O corpo e a expressão teatral. Recife: CEPE, 2014.

LES DEUX VOYAGES DE JACQUES LECOQ. Réalisation: Jean-Noël Roy e Jean-Gabriel Carasso. Avec: Jacques Lecoq, Ariane Mnouchkine et autres. Film de Jacques Lecoq, Jean-Gabriel Carasso, Jean-Claude Lallias, Jean-Noël Roy. Paris: On Line Productions, Anrat et Arte, 2006. 1 DVD (175min), color. Production On Line Produtions/CNPD, La Sept Arte, ANRAT.

Downloads

Publicado

30.09.2021

Como Citar

Oliveira, E. J. S. de. (2021). PULSAÇÕES: PROCESSO ENTRE CORPO, IMAGEM E SENSAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 46(46), 1–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868.827