HABITAR E PULSAR: A INTEGRAÇÃO DO SER NO MUNDO É DANÇA

Autores

  • larissa canelhas uergs
  • Kátia Salib deffaci uergs

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.659

Palavras-chave:

Criação em Dança, Educação Somática, Fenomenologia

Resumo

Este artigo relata o processo de criação da obra de dança intitulada Habitar e Pulsar: A Integração do Ser no Mundo é Dança. A metodologia da pesquisa acontece com a prática das abordagens somáticas de movimento e também com os estudos fenomenológicos de Bachelard(1999), que descreve a integração do ser no mundo através da imagem da casa, sendo ela em três bases: Porão, Térreo e Sótão. Os estudos fenomenológicos propiciaram a poética e o estudo do movimento nas abordagens somáticas proporcionou o ato da criação de uma obra de dança, embasada e vivida com o corpo, legitimando o processo de se construir conhecimento. O resultado foi a prática da pesquisa como confirmação potente dos estudos somáticos e da criação em dança como um espaço de múltiplos saberes.  

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

larissa canelhas, uergs

Graduada em dança licenciatura pela Universidade estadual do Rio Grande do sul

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço São Paulo: Martins Fontes,1999.

FERNANDES, Im(v)ersões Corpo Ambiente e a Criação Coreo-videográfica de Uirá Meneses. Lençóis BA, 2013.

FERNANDES, Ciane- O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ºedição-São Paulo: Annablume, 2006.

FERNANDES, Ciane- Quando o Todo é mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v.5, n.1, p.9-38, jan./abr. 2015. Disponível em: < http:// www.seer.ufrgs.br/presenca >.

FORTIN, Sylvie. Nem do lado direito, nem do lado do avesso: o artista e suas modalidades de experiências de si e do mundo. In: WOSNICK, Cristiane; MARINHO, Nirvanna. O avesso do avesso do corpo – educação somática como práxis. Joinville: Novas Letras, 2011, p. 25-42.

LAMBERT, Marisa Martins. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: O Sistema Laban/Bartenieff no desenvolvimento somático e na criação em dança. / Marisa Martins Lambert. Tese(Doutorado) – Campinas, SP: [s.n.], 2010

PULSAR, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/chave [consultado em 21-10-2013].

SASTRE, Cibele. Entre o performar e o aprender: Práticas performativas, dança improvisação e análise Laban/Bartenieff em movimento.Tese(Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Porto Alegre. Cibele Sastre/2015.

VICARI, Juliana. Raízes para voar: Caminhos para uma abordagem somática grouding.2013. Dissertação(Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Porto Alegre-2013.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

canelhas, larissa, & deffaci, K. S. (2019). HABITAR E PULSAR: A INTEGRAÇÃO DO SER NO MUNDO É DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p.359–373. https://doi.org/10.19179/2319-0868.659