O QUE É UM TÚNEL?
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1366Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Audiovisual, TúnelResumo
O presente artigo resgata o artista que atravessa um túnel extenso e desconhecido na região central do Rio Grande do Sul. Confronta suas impressões e propõe reverberações no audiovisual através do tempo. Espaço e técnica entrecortada pelo olhar frente ao desconhecido, o artista que entra desgovernado em direção ao artista que sai do túnel. Túnel, metalinguagem da luz que atravessa a objetiva na câmera, que retorna luz no fim do túnel e imagem digital nas telas e displays. Sobreposição de tempo digital consumindo memória eletrônica sobre tempo percorrido, transposto. Objeto da arte que foge ao que é a proposta, emergência que supera o imaginado, vida que não segue qualquer roteiro. O relato de experiência presente nessas linhas é um exercício de retorno ao túnel, decomposição de seus elementos e associação dessas unidades a um repertório videográfico, que pretende, vislumbrar algo semelhante ao futuro. Voltar a um túnel transposto como quem pretende que ele termine em outros lugares. Vença distâncias tangíveis e intangíveis. O artista que faz da realização videográfica performance incidental e busca na repetição a poética capaz de revelar outros trajetos através de tuneis ainda não descobertos. Para finalmente se perguntar: o que é um túnel?
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
CASADEI, Eliza Bachega. 5. Narrativas Mise em Abyme: a instalação de uma competência genérica da reportagem na Revista da Semana (1920-1945). Revista Brasileira de História da Mídia, v. 1, n. 2, 2015.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma filosofia da fotografia. Relume Dumará, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2021.
IZQUIERDO, Ivan. Memória-3. Porto Alegre: Artmed Editora, 2018.
LEÃO, Delfim F. et al. Vidas Paralelas-Teseu e Rómulo. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 2008.
MACHADO, A. Pré-cinemas & pós cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MACHADO, A. O Filme-Ensaio. Concinnitas. V. 2, n. 5. 2003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42804. Acesso em: 10 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wagner de Souza Antonio, Reinilda De Fátima Berguenmayer Minuzzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.