O GRAFITE DE MULHERES E SEUS DIÁLOGOS NA PAISAGEM URBANA DO BAIRRO QUINTA DO MOCHO, MUNICÍPIO DE LOURES, PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1674Palavras-chave:
Grafites de Mulheres; Quinta do Mocho; Paisagem UrbanaResumo
O grafite está inserido no contexto do Movimento Hip Hop e está presente, principalmente, no espaço urbano, em viadutos, prédios, muros etc, em diversos países, como em Portugal. Assim, o nosso objetivo é analisar o projeto “Visita guiada à Quinta do Mocho”, bairro localizado no município de Loures, área metropolitana de Lisboa (Portugal), e os desdobramentos possíveis em novos projetos discursivos, a partir do nosso olhar, enquanto contempladores (Bakhtin, 2003). Em especial, o nosso foco está em grafites em que mulheres estão sendo retratadas, uma vez que essas mulheres ao mesmo tempo que parecem ser de lugares e de etnias distintos, devido a vestimentas típicas de determinada cultura, podem ser de um mesmo ou de qualquer lugar do nosso planeta, pois vivemos em tempos de muitas migrações, o que pode favorecer a mistura de culturas, religiões, formas de ser e de estar no mundo. Para tal, os pressupostos teóricos e metodológicos são os do Círculo de Bakhtin (2016, 2017, 2019, 2021) sobre dialogismo e atitude responsivo-ativa e de Brait (2009, 2013) sobre verbo-visualidade. A nossa hipótese é a de que, nas imagens retratadas, no bairro social Quinta do Mocho, há dois pontos de vista, duas intenções que podem entram em conflito, como reação à palavra alheia, mostrando uma relação ativa entre os discursos, que vão da vulnerabilidade, risco social, ao empoderamento feminino. Essas imagens revelam que as relações dialógicas se evidenciam nos discursos que são dados a ver, na materialidade dos grafites, e os que se pressupõem a partir da compreensão ativa e responsiva da leitura desses grafites.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas de edição russa de Serguei Botchrov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.
BAKHTIN, Mikhail. Estética de Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRAIT, B. A palavra mandioca do verbal ao verbo-visual. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p.142-160, 1º sem. 2009. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002286489 . Acesso em: 02 abr. 2022.
BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, São Paulo, 8 (2): 43-66, Jul./Dez. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/16568/12909. Acesso em: 02 abr. 2022.
MACÊDO, Érika Sabino de. Leitura de imagem, dialogismo e graffiti: contribuições para o ensino da arte. 2015. 301F. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/handle/10/2250?mode=full
MACHADO, Jorge Alberto S. Ativismo em rede e conexões identitárias: novas perspectivas para os movimentos sociais. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, nº 18, jul./dez. 2007, p. 248-285. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5657. Acesso em: 4 ago. 2023.
SILVA, José Carlos Gomes. Rap na cidade de São Paulo: música, etnicidade e experiência urbana. 1998. 285 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Org., trad., ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Volkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2021. 3 ed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tatiana Moreira, Fatima Velez de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
