ENTRE ARTE E ALFABETOS MANUAIS

UM PINTOR SURDO NA ESPANHA RENASCENTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1352

Palavras-chave:

Pintor surdo, Alfabeto manual, Espanha renascentista

Resumo

O presente artigo pretende retomar algumas questões históricas a respeito do surgimento e da utilização de algumas formas de alfabeto manual que foram utilizadas na Espanha renascentista. Para tal, reconstruímos certa historicidade sobre um pintor espanhol surdo que, a despeito das contestações de Aristóteles que negavam a educabilidade do surdo, foi instruído, inicialmente, em um mosteiro jerônimo. Contemporaneamente, dois religiosos, um frei beneditino e outro franciscano, produzem distintos alfabetos manuais, que poderiam ser, entre outros, utilizados por surdos.

Biografia do Autor

Angela Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ/Brasil

É Professora Associada de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) . Coordenadora do projeto ?Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos?, com financiamento de Auxílio à Pesquisa (APQ 1) da FAPERJ, em 2014, e no âmbito do Programa de Apoio Técnico Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ? PROATEC (UERJ), desde 2015. Também é bolsista do Programa Prociência (UERJ), desde 2020. Integra os seguintes grupos de pesquisa: "Grupo Arquivos de Língua - GAL" (UFF) e GrupA - Grupa de Práticas em Análises de Discurso (UFBA) . Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica.

Luciane Cruz Silveira, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, Laranjeiras, RJ/Brasil

É Professora adjunta de Libras do Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).  Assessora da Direção Geral do INES. Doutora em Letras (Estudos de língua) pela UERJ. Professora Convidada para ministra a disciplina “História das Ideias Linguística”, em 2023.1, no Programa de Pós Graduação em Letras da UERJ. Tem interesse na área de Libras, Formação de professores bilíngues, Ensino e aprendizagem de Libras como L2, Ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos como L2, Linguística Aplicada e a Análise do Discurso.

 

Referências

BANHAM, D. The Old English Monastic Sign Language. In: JEPSEN, J. B.; DE CLERCK, G.; LUTALO-KIINGI, S.; MCGREGOR. W. B. (ed.) Sign Languages of the World: A Comparative Handbook. Berlin, München, Boston: De Gruyter Mouton, 2015, p. 901-910.

CERVANTES, M. Quatro novelas exemplares. Tradução: Nylcéa Pedra. Curitiba: Arte & Letra, 2009.

LADD, P. Em busca da surdidade: conhecendo a cultura surda. Lisboa: Surd’Universo, 2013.

LOEWEN, A. B. A Contra-Reforma, o ornamento na arte e a arquitetura religiosa. Revista Limiar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 32–66, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/limiar/article/view/9267. Acesso em: 2 set. 2022.

LUACES, J. Y. Cómo compuso sus obras Navarrete. In: USANDIZAGA, I. G.; LUACES, J. Y. (orgs.). Navarrete "el Mudo" y el ambiente artistico riojano. V Jornadas de arte riojano. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 1995, p. 73-104.

MULCAHY, R. Juan Fernández de Navarrete El Mudo, pintor de Felipe II. Madrid: Sociedad Estatal para la Commemoración de los Centenarios de Felipe II y Carlos V, 1999.

MULCAHY, R. Obras atribuidas a Navarrete: una valoración. In: USANDIZAGA, I. G.; LUACES, J. Y. (orgs.). Navarrete "el Mudo" y el ambiente artistico riojano. V Jornadas de arte riojano. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 1995, p. 51 - 72.

OVIEDO, A. El libro “Refugium Infirmorum” (Madrid, 1593), del monje franciscano Fray Melchor de Yebra. Clasico. Madri, 2007. Disponível em: https://cultura-sorda.org/wp-content/uploads/2015/03/Yebra_REFUGIUM_INFIRMORUM_15931.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.

OVIEDO, A. Origen del alfabeto manual usado entre nosotros. Berlin, 2006. Disponível em: https://cultura-sorda.org/origen-del-alfabeto-manual/. Acesso em: 14 set. 2020.

PLANN, Susan. A silent minority: deaf education in Spain, 1550-1835. Berkeley: University of California Press, 1997.

RICAO, A. G. Historia del alfabeto dactilológico español. Madrid, 2006. Disponível em:https://cultura-sorda.org/historia-del-alfabeto-dactilologico-espanol/. Acesso em: 14 maio 2022.

RICAO, A. G. Biografía de Melchor Sánchez de Yebra, en Biografías y vidas. La Enciclopedia biográfica en línea. 2009. Disponível em: https://www.biografiasyvidas.com/especial/educacion/sanchez_yebra.htm. Acesso em: 13 abril 2022.

RICAO, A. G. Un libro mnemotécnico, El Fenix de Minerva, de Juan Velázquez de Acevedo, en la génesis del alfabeto manual español. Aclarando viejas historias y peores tópicos. Barcelona, 2012. Disponível em: https://cultura-sorda.org/minerva-juan-velazquez/. Acesso em:10 jan. 2022.

RICAO, A. G.; Gracia y Asensio, J. G. S. Fray Pedro Ponce de León, el mito mediático: los mitos antiguos sobre la educación de los sordos. Madrid: Editorial Universitaria Rámon Areces, 2006.

REILY, L. O papel da Igreja nos primórdios da educação dos surdos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 308-326, 2007.

SLIWA, K. La dualidad de Leonor de Cortinas, madre de Miguel de Cervantes Saavedra, genio de la literatura española. Actas del XIII Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas: Madrid, 6-11 de julio de 1998. Tomo I. Medieval. Siglo XVI y Siglo XVII, Madrid, Castalia, 2000, p. 758-763. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/literatura/aih/pdf/13/aih_13_1_097.pdf. Acesso em: 06 dez. 2023.

VALGAÑÓN, J. G. M. Aspectos del arte riojano en tiempo de Navarrete. In: USANDIZAGA, I. G.; LUACES, J. Y. (orgs.). Navarrete "el Mudo" y el ambiente artistico riojano. V Jornadas de arte riojano. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 1995, p. 25-50.

Downloads

Publicado

16.09.2024

Como Citar

Baalbaki, A., & Cruz Silveira, L. (2024). ENTRE ARTE E ALFABETOS MANUAIS: UM PINTOR SURDO NA ESPANHA RENASCENTISTA. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1352. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1352