NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA EM OFICINAS DO CAPS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1273Palavras-chave:
Arte e politica, Saúde mental, Oficina de artes, CAPS, Arte/educaçãoResumo
Este artigo busca evidenciar uma experiência de atuação profissional no campo da arte, a qual envolveu o contato com a área da saúde mental. Com uma explanação e contextualização da conjuntura social e política do Brasil, apresenta os desafios que uma professora de artes, com formação para a atuação na Escola Básica, encontrou ao se deparar com a realidade dos CAPS, trabalhando como Oficineira de Artes. A autora buscou apresentar os aspectos do funcionamento institucional do CAPS, tangenciando o conhecimento pedagógico da área das artes que conduziu seu papel no referido contexto. Ao final, traça paralelos entre a Escola e o Centro de Atenção Psicossocial, envolvendo suas particularidades e disparidades de funções e objetivos.
Referências
Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. ed. rev. - Brasília: CFP, 2022. 146 p.
BRASIL. Lei no 10.216/2001, de 06 de Abril de 2001. Dispõe sobre a extinção progressiva dos manicômios e sua substituição por outros recursos assistenciais e regulamenta a internação psiquiátrica compulsória. A internação psiquiátrica só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Brasília. DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=20004> Acesso em: 18 de novembro de 2022.
FREIRE, Paulo. Ação Cultura pela Liberdade e outros escritos. 5a ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Paludo Sulczinski, Maristani Polidori Zamperetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.