Narrativas de una Experiencia Profesional, Artística y Pedagógica en talleres del CAPS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1273Palabras clave:
Arte e politica, Saúde mental, Oficina de artes, CAPS, Arte/educaçãoResumen
Este artículo busca evidenciar una experiencia de actuación profesional en el campo del arte, la cual involucró el contacto con el área de la salud mental. Con una explicación y contextualización de la coyuntura social y política de Brasil, presenta los desafíos que una profesora de artes, con formación para la actuación en la Escuela Básica, encontró al enfrentarse a la realidad de los CAPS, trabajando como Oficiante de Artes. La autora buscó presentar los aspectos del funcionamiento institucional del CAPS, rozando el conocimiento pedagógico del área de las artes que condujo su papel en dicho contexto. Al final, traza paralelos entre la Escuela y el Centro de Atención Psicosocial, involucrando sus particularidades y disparidades de funciones y objetivos.
Citas
Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. ed. rev. - Brasília: CFP, 2022. 146 p.
BRASIL. Lei no 10.216/2001, de 06 de Abril de 2001. Dispõe sobre a extinção progressiva dos manicômios e sua substituição por outros recursos assistenciais e regulamenta a internação psiquiátrica compulsória. A internação psiquiátrica só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Brasília. DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=20004> Acesso em: 18 de novembro de 2022.
FREIRE, Paulo. Ação Cultura pela Liberdade e outros escritos. 5a ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Gabriela Paludo Sulczinski, Maristani Polidori Zamperetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.