POEMAS 2006-2014, de LOUISE GLÜCK
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1110Palavras-chave:
Louise Glück, Poesia Contemporânea, SensibilidadeResumo
No ano de 2020 a novaiorquina Louise Glück recebeu o Prêmio Nobel de Literatura e despertou o interesse do editorial brasileiro. Em decorrência disso, em 2021 a Companhia das Letras publicou Poemas 2006-2014, que reúne os três livros mais recentes da poetisa norte-americana: Averno, Uma vida no interior e Noite fiel e virtuosa. A contemporaneidade de Glück expressa-se no olhar dirigido ao cotidiano de pessoas comuns, retratando, recorrentemente, os costumes da vida moderna. Há, ainda, um domínio da natureza que assume posição de destaque na vida das personagens numa espécie de simbiose em que não é possível precisar onde uma termina e outra começa. Louise Glück consegue tocar questões importantes para a existência humana com a sensibilidade que a poesia permite. Sua obra é um convite a enxergar o mundo e as relações que estabelecemos com ele, nele e a partir dele, com olhos curiosos e imaginativos. Olhos que conseguem perceber o evidente e o encoberto, a luz e a penumbra. Que desconfiam do óbvio, do explícito. Que veem os outros e pelos outros
Referências
LOUISE, Glück. Poemas 2006-2014. Traduzido por Heloisa Jahn, Bruna Beber e Marília Garcia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. 510 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Karla Roberta Brandão de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.