UM ENCONTRO ENTRE LITERATURA E CINEMA

RESSONÂNCIAS DO AUDIOVISUAL NA CONSTRUÇÃO DO CONTO “O MENINO”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Autores/as

  • Andrea Cristina Martins Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros/MG, Brasil https://orcid.org/0009-0008-0273-5074
  • Isabela Ruas Aguiar Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros/MG, Brasil https://orcid.org/0009-0000-4914-7773
  • Osmar Pereira Oliva Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros/MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1555

Palabras clave:

Literatura e cinema, O menino, lygia Fagundes Telles

Resumen

Este artigo apresenta um estudo das relações existentes entre a literatura e o cinema, considerando as imbricações e as dissoluções fronteiriças entre as narrativas literárias e audiovisuais na contemporaneidade, a partir de uma análise do conto “O Menino”, de Lygia Fagundes Telles (1923-2022). Trata-se de uma análise teórica dos detalhes estéticos colhidos no conto e suas relações com a linguagem cinematográfica, considerando teóricos do cinema, da literatura e das relações existentes nas produções artísticas da contemporaneidade.

Descargas

Biografía del autor/a

Andrea Cristina Martins Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros/MG, Brasil

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Estudos de Linguagem, também pela UFF, com financiamento da Fapemig. Membro do corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desde 2004, e do Programa de Mestrado em Letras/Estudos Literários dessa Universidade, a partir de 2014. As áreas de interesse para pesquisa são estudos de intermidialidade, com foco em audiovisual. Como ficcionista, é autora do livro "Pétalas" (1993) e "Apenas rascunhos" (2014), além de assinar roteiros de cinema. Ainda na sétima arte, roteirizou, produziu e dirigiu os documentários"Romeiros de fé e festa" (2008) e "A voz de Sofia" (2012); e o curta metragem de ficção "Encontro", adaptado do conto "O encontro", de Luiz Fernando Veríssimo.

Isabela Ruas Aguiar, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros/MG, Brasil

Psicóloga clínica, especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde Mental da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Hospital Clemente de Farias (HUCF), mestranda em Letras/Estudos Literários pela Unimontes, com formação continuada em psicanálise de orientação lacaniana. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopatologia, Clínica de Saúde Mental, Psicanálise, Clínica de Urgência Subjetiva, Clínica de Toxicodependência e Clínica da Infância e Adolescência. Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, saúde mental, psicopatologia, clínica contemporânea e estudos literários.

Osmar Pereira Oliva, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros/MG, Brasil

Possui graduação em Letras Português/Francês (1993), especialização (Lato Sensu) em Língua Portuguesa e Linguística (1995) e especialização (Lato Sensu) em Filosofia, pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); mestrado em Literatura Brasileira (1999) e doutorado em Literatura Comparada (2002), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); pós-doutorado em Literatura Brasileira, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2007. Atualmente, é professor na Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Letras, com ênfase nas Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente na investigação dos seguintes autores e temas: Eça de Queirós, Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Autran Dourado e Milton Hatoum, orientalismo, fantástico, corpo, gênero, literatura de Minas Gerais, literatura do século XIX.

Citas

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRITO, João Batista de. O PONTO DE VISTA EM CINEMA. Graphos, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. 7-12, jan./jul, 2007.

CHEVALIER, Jean. Dicionário dos Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 34. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2022.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 1972-1990. São Paulo; Ed. 34, 1992.

EISENSTEIN, Sergei. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção – O desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182, março/maio, 2002.

LUCENA, Suênio Campos de. Historiografia de Lygia Fagundes Telles: uma vida dedicada à literatura. Interdisciplinar, Edição Especial 90 anos de Lygia Fagundes Telles, Itabaiana/SE, Ano VIII, v. 18, p. 15-22, jan./jun., 2013.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MONTEIRO, Leonardo [et al.]. Lygia Fagundes Telles. Literatura Comentada. São Paulo: Abril, 1980.

PELLEGRINI, Tânia. Narrativa Verbal e Narrativa Visual: Possíveis Aproximações. In: ______. Literatura, Cinema e Televisão. Tânia Pellegrini e outros autores. São Paulo: Senac/Instituto Itaú Cultural, 2003, p. 15-35.

SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e cinema: encontro de linguagens. In: ______. Narrativas verbais e visuais – Leituras refletidas. Organização Juracy Assmann Saraiva. São Paulo: Unisinos, 2003, p. 9-26.

SARMENTO, Rosemari. A narrativa na literatura e no cinema. Revista Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 8, n. 15, p. 5-23, jan./jun. 2009.

TELLES, Lygia Fagundes. Antes do Baile Verde: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

TELLES, Lygia Fagundes. Durante Aquele Estranho Chá: Memória e Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

TELLES, Lygia Fagundes Telles. Os contos. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

VIEIRA, André Soares. Escrituras do visual: o cinema no romance. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2007.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 4ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

Publicado

12/06/2025

Cómo citar

Martins Pereira, A. C., Ruas Aguiar, I., & Pereira Oliva, O. (2025). UM ENCONTRO ENTRE LITERATURA E CINEMA: RESSONÂNCIAS DO AUDIOVISUAL NA CONSTRUÇÃO DO CONTO “O MENINO”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1555. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1555