CORPO QUE COLA, CORPO QUE CRIA: ENSAIO-COLLAGE DE UM APRENDER SOMÁTICO EM ISOLAMENTO.

Autores/as

  • Gustavo Monteiro Tessler Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/883

Palabras clave:

Educação Somática, Ensino, Potência criativa

Resumen

O presente ensaio versa sobre o corpo isolado, suas possibilidades de encontro e aprendizado. Tensiona-se as relações entre corpo e espaço na medida em que a pandemia de COVID-19 atua como fator limitante. Relata-se uma experiência em Arte e Educação desenvolvida ao longo do ano de 2020, transitando das aulas presenciais ao Ensino Remoto Emergencial. Apresenta-se como collage, como encontro de fragmentos desta experiência. Não se busca aqui esgotar nada. Busca-se metamorfosear as faltas em transbordamentos. Busca-se a criação como forma de se construir um futuro potente desde o agora. Por menos certezas e muito mais aberturas de caminhos, encontros, ideias.

Biografía del autor/a

Gustavo Monteiro Tessler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Geografia e aluno do curso de Bacharelado em Geografia pela mesma universidade.

Citas

CATALÃO, Vera Margarida Lessa. A REDESCOBERTA DO PERTENCIMENTO À NATUREZA POR UMA CULTURA DA CORPOREIDADE. TERCEIRO INCLUÍDO - NUPEAT–IESA–UFG, v.1, n.2, jul./dez./2011, p.74 –81, Artigo 12 DOI: https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14398

ESPINOSA, Baruch de, 1632-1677. Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar - 2. ed. - Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2020.

Fernandes, Ciane. IM(V)ERSÕES CORPO AMBIENTE E A CRIAÇÃO COREO-VIDEOGRÁFICA. In: Revista Cena. Porto Alegre, n. 13, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.43000

______. A Prática como Pesquisa e a Abordagem Somático-Performativa. Anais ABRACE, v. 15, n. 1. VIII Congresso da ABRACE. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

FOUCAULT, Michel, 1926-1984. História da sexualidade 2; o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FUÃO, Fernando Freitas. A collage como trajetória amorosa / Fernando Freitas Fuão. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

LATOUR, Bruno. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre ciência. In: NUNES, João Arriscado; ROQUE, Ricardo (org). Objectos Impuros: Experiências em Estudos sobre a Ciência. Porto: Edições Afrontamento e autores, 2008, p. 39-61.

LISPECTOR, Clarice, 1925-1977. A hora da estrela / Clarice Lispector. - Rio de Janeiro: Rocco, 1998. 1ª edição.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte, verdade e pesquisa em educação. In: ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 479–494, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651387

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2ª edição, Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2016.

SMITH, Patti. Devoção. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

VENDRAMIN, Carla; CHRISTIE, Kimberly. processos vivenciais de um permaculturar dançande #EMCASA. Ensasios textuais, fotográficos e audiovisuais públicados para o coletivo fleuma. Campinas, 2020. Disponível em: <https://coletivofleuma.wordpress.com/2020/10/07/processos-vivenciais-de-um-permaculturar-dancante-emcasa/>. Acesso em: 03. fev. 2021.

Publicado

08/03/2021

Cómo citar

Tessler, G. M. (2021). CORPO QUE COLA, CORPO QUE CRIA: ENSAIO-COLLAGE DE UM APRENDER SOMÁTICO EM ISOLAMENTO. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868/883