LA PRODUCTION DU REGARD SUR L’ENFANCE DANS LA PERSPECTIVE DE LA FORMATION DES ENSEIGNANTS D’ARTS

Autores/as

  • Luciana Hartmann Universidade de Brasília
  • Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.807

Palabras clave:

formation d’enseignants, art-éducation, enfance, protagonisme de l’enfant.

Resumen

Cet article analyse deux expériences de formation d’enseignants d’art, au cours
desquelles ont été réalisées des activités théoriques et pratiques, tournées vers la construction d’un regard qui considère l’enfant comme un être complet, avec sa culture propre et qui est un acteur de la société. La mise en perspective de ces expériences avec le débat contemporain sur les études de l’enfance dans le domaine de l’éducation, de la sociologie et de l’anthropologie, permet de démontrer de manière concrète l’importance de développer des méthodologies qui sensibilisent les futurs enseignants d’art sur le protagonisme qui peut et doit être occupé par les enfants dans les processus éducatifs.

Biografía del autor/a

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), integrando
também o Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de
Goiás (UFG). Mestre e doutora em Antropologia Social pela UFSC, com doutorado sanduíche na
École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Licenciada em Artes Cênicas
pela UFRGS. Titular de um pós-doutorado na Université Paris Ouest-Nanterre, pesquisando
narrativas de crianças imigrantes. Autora do livro “Gesto, Palavra e Memória – performances de
contadores de causos” e organizadora das coletâneas “Donos da Palavra: autoria, performance e
experiência em narrativas orais na América do Sul” (2007) e de “O Teatro e suas Pedagogias:
práticas e reflexões”.

Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo, Universidade Federal do Acre

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), Mestre em Artes (2010) e
Doutora em Artes Visuais (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Instituto
de Artes da Unicamp. Suas áreas de interesse são Arte e Educação, incluindo processos criativos de
artistas plásticos e artistas do livro, mediação e ensino de arte, arte e infância, narrativas visuais,
livro de imagem, ilustração de literatura infantil, constituição de leitores e práticas de leitura. É
professora da Universidade Federal do Acre. É Representante do Estado do Acre na FAEB -
Federação de Arte Educadores do Brasil.

Citas

AGUIAR, Francisco de Assis Soares; MACHADO, Marina Marcondes. Ensinar e aprender como estado de procura: diálogos aluno-professor na Licenciatura em Teatro da UFMG. Contrapontos (Online), v. 16, p. 351-359, 2016. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p351-359

BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

FARIA, A. L. G. de, BARREIRO, A.; MACEDO, E. de, SANTIAGO, F.; SANTOS, S. E. dos. (orgs) Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. Campinas, SP: Leitura Crítica/ALB, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 53ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FRIEDMANN, A. Protagonismo Infantil. In: LOVATO, A; YRULA, C. P.; FRANZIM, R. (orgs.). Protagonismo Infantil – a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017.

GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições. Campinas, v.22, n.2 (65), p.75-92, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000200007

GREEN, B.; BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. da. (Org). Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

HARTMANN, Luciana. Interfaces entre a Pedagogia do Teatro e os Estudos da Performance. Revista Educação - UFSM, v. 3, n. 31, p. 515-528, 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644413816

HOLM, A. A energia criativa natural. Pro-Posições. Campinas, v.15, n.1 (43), p.83-94, 2004.

LIMA, Denise Munhoz. A Performance na Creche: Poéticas para bebês e crianças pequenas. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). PPGCEN, Universidade de Brasília, 2019.

OSTROWER, F. Universos da Arte. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814745

SARMENTO, M. Crianças: educação, culturas e cidadania activa - refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 17-40, 2005.

SARMENTO, M. Retrato em Positivo In: Friedmann, A.;Romeu, G. Souza, L. Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/11/T300000001836-0-Mapa_infancia-000.pdf DOI: https://doi.org/10.5151/9788580393514-02

SILVA, Emily Wanzeller da. Entrelaçando-N(ó)S: A Performance e a Ecologia de Saberes como possibilidades no ensino de arte. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas). Universidade de Brasília, 2019.

SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, A; YRULA, C. P.; FRANZIM, R. (orgs.). Protagonismo Infantil – a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017, p. 14-21.

Publicado

30/09/2020

Cómo citar

Hartmann, L., & Araujo, H. T. G. P. de. (2020). LA PRODUCTION DU REGARD SUR L’ENFANCE DANS LA PERSPECTIVE DE LA FORMATION DES ENSEIGNANTS D’ARTS. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–20. https://doi.org/10.19179/2319-0868.807

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.