TEXTO E IMAGEM EM DIÁLOGO: MODOS DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DE UMA JOVEM COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.786Palabras clave:
Ensino de Artes Visuais, Desenvolvimento Cultural, Transtorno do Espectro Autista.Resumen
A linguagem torna o ser humano capaz de um desenvolvimento de caráter cultural, responsável pela criação de processos simbólicos e de diferentes tipos de produtos, como textos e imagens que circulam socialmente. As particularidades dos modos de apropriação desses processos podem
informar a compreensão sobre a interação dos sujeitos com os objetos de cultura e sobre as formas em que estes afetam o processo de desenvolvimento. O presente trabalho reflete sobre um corpus de registros de atividades de leitura, escrita e desenho, realizadas no contexto de aulas de arte, das
quais participou uma adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. O estudo analisa os modos de apropriação da escrita e da imagem e indaga sobre as possibilidades que cada suporte oferece no sentido de promover o desenvolvimento e a aprendizagem, a fruição, a criatividade e a participação na cultura.
Citas
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BOURSIN, D. Origami world: 40 fun paper-folding projects. Cincinatti: North Light Books, 2009.
CASSIRER, E. Ensaio Sobre o Homem. Uma introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
CRUZ, M.N. Imaginário, Imaginação e relações sociais: reflexões sobre a imaginação como sistema psicológico. Caderno Cedes, v.35, 2015. p. 361-374. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015V35ESPECIAL154116
FREEMAN, N.H.; COX, M. Visual order: the nature of development of pictorial representation. Londres: Cambridge University Press, 1985.
GOODNOW, J.J. Desenho de crianças. Lisboa: Moraes Editores,1979.
GOLOMB, C. The child’s creation of a pictorial world. Berkeley: The University of California Press, 1992.
MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A.V. Imagination and creative activity: ontological and epistemological principles of Vygotsky’s contributions, In: RATNER, C.; SILVA, D.N.H. (Orgs.). Vygotsky and Marx: Toward a Marxist Psychology. London and New York: Routledge, 2017. p. 161-172. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315276632-7
MOLON, S. I. Constituição do sujeito volitivo e criativo: educação estética em Vygotsky, In: ZANELLA, A.V. et al. (Orgs.). Educação estética e constituição do sujeito: reflexões em curso. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2007. p.121-130.
PETROVSKY, A.V. A imaginação. In. LONGAREZI, A.M.; PUENTES, R.V. (Orgs.), Ensino Desenvolvimental: Antologia, Livro 1. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 181-188.
PINO, A. O social e o cultural na obra de Vigotski, Educação & Sociedade. 21, (71), 2000. p.45-78. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200003
PINO, A. A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana, Pro-Posições. 17, (2), 2006. p.47-69.
REILY, L. Armazém de imagens: ensaio sobre a produção artística de pessoas com deficiência. Campinas: Papirus, 2001.
ROGOFF, B. Los tres planos de la actividad sociocultural: apropiación participativa, participación guiada y aprendizaje. In.: WERTSCH, J.V.; DEL RÍO, P.; ÁLVAREZ, A. (Eds.). La mente sociocultural: Aproximaciones teóricas y aplicadas. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizaje, 1997. p.111-128.
ROGOFF, B. Cognition as a collaborative process, In.: KUHN, D.; SIEGLER, R. S. (Eds.). Handbook of child psychology: Cognition, perception, and language. New York: Wiley, 1998. p. 679-744.
SAWYER, R.K. Emergence in creativity and development. In.: SAWYER, R.K. et al. (Eds.). Creativity and Development. Oxford Scholarship online, 2012. p. 1-60. DOI: 10.1093/acprof:oso/9780195149005.003.0002. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195149005.003.0002
SHUARE, M. A psicologia soviética: meu olhar. São Paulo: Terracota, 2017.
TATEO, L. What imagination can teach us about higher mental functions. In.: VALSINER, J. (Eds.). Psychology as the science of human being. Switzerland: Springer Internacional Publishing, 2016. p.149-164. DOI:10.1007/978-3-319-21094-0_9. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-21094-0_9
VIGOTSKI, L.S. Psicologia da Arte. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas v. I. Trad. José Maria Bravo. Madrid: Visor Distribuciones, 1991.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas v. II. Trad. José Maria Bravo. Madrid: Visor Distribuciones, 1993.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas v. III. Trad. Lydia Kuper, Madrid: Visor Distribuciones, 1995.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas v. IV. Trad. Lydia Kuper. Madrid: Visor Distribuciones, 1996.
VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas v.V. Trad. Júlio Guillermo Blank. Madrid: Visor Distribuciones, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.