PRÁTICA DE CONJUNTO INSTRUMENTAL NO ENSINO MÉDIO: APRENDIZAGEM, PROTAGONISMO E ALTERIDADE
Palabras clave:
Prática de Conjunto Instrumental, Filosofia da Música, Educação Musical BrasileiraResumen
A música faz parte do convívio e da formação da identidade dos jovens em meio às culturas juvenis. Desde o momento da aprovação da Música como disciplina obrigatória, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, especialmente a partir de 2008, atividades como a de prática de conjunto instrumental já são possíveis na educação básica. No presente artigo, nosso objetivo principal é explicitar como há inúmeras aprendizagens envolvidas na experiência de tocar [com] o outro, seja este um instrumento musical, um discurso ou um sujeito. Assim, na primeira seção, exploraremos como a interação da prática de conjunto instrumental possibilita desenvolver inúmeras habilidades educacionais que dialogam com conceitos da Filosofia, especialmente a ética, a alteridade e a escuta holística. Já na segunda seção, abordaremos especificamente como a atividade de prática de conjunto instrumental proporcionou inúmeros ganhos aos educandos envolvidos no projeto piloto desenvolvido no primeiro ano da Escola Sesi de Ensino Médio Montenegro, em 2017.
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