RESSONÂNCIAS EM MOVIMENTO

UMA (S) TESE (S) EM ESCRITA (S) NO (S) CAMINHO (S)

Autores/as

  • Bárbara de Mello Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • André Bocchetti Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9773-4734

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1698

Palabras clave:

deslocamentos; corporeidades; paisagens.

Resumen

No meio do caminho da pesquisa de doutoramento e a ida frequente às oficinas de um projeto interinstitucional com o objetivo de nos debruçarmos à temática de “corpos avatares”, há o encontro com a rua, com a universidade, coisas e seres humanos e mais que humanos. Desde então, vivemos um perder força nos temas de começos, para deixar fluir as capturas, as coisas imprevisíveis e corriqueiras. Esses instantes, compartilhadas neste ensaio em escritas e/ou fotográficas colecionadas num arquivo pessoal dos deslocamentos pela cidade do Rio de Janeiro, nos convida a um despertar político, ético e poético às paisagens e as geografias ressonantes aos estudos das corporeidades e educação.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bárbara de Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

 Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR) – Colégio Pedro II; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), com orientação do prof. Dr. André Bocchetti e Mestra em Educação pelo mesmo PPG; Especialista em Docência na Educação Infantil - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo orientada pela prof. Dra. Daniela de Oliveira Guimarães. Pedagoga com Licenciatura Plena - Universidade Estácio de Sá (UNESA). Possui curso de aprofundamento na Abordagem Pikler pela Rede Pikler Brasil-França, onde fez imersão em creche pública na zona periférica de Paris (2018). Atuou como agente auxiliar de creche e professora de educação infantil em creches municipais da cidade do Rio de Janeiro (2008 – 2019). Integra o CorPes - Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis e o LEQUE - laboratório de Estudos Queer em Educação. Tem experiência na área de Educação, em especial na Educação Infantil e se interessa por temas relacionados a educação; educação infantil; corporeidades e suas relações; estudos das materialidades e educação; formação de professores.

André Bocchetti , Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Sou professor adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciado em Ciências Biológicas (UECE), especialista em Educação a Distância (UCB), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado como professor visitante na Concódia University/Montréal - Canadá. Minhas investigações, interessadas no entrelace entre pesquisa educacional, movimento, educação somática, arte e política, se desenvolvem atualmente com o apoio CNPq e FAPERJ a partir de bolsas de iniciação científica e auxílio APQ1 (proc.: E-26/211.739/2021). Além disso, sou Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (proc.: E-26/200.294/2023). Desenvolvo, atualmente, pesquisa-criação conectada às relações entre movimento, toque e escrita a partir de experiência como professor visitante na Universidade de Concórdia, em Montréal/Canadá, durante o ano de 2024, para a qual fui contemplado com bolsa CAPES/PRInt. No contexto de minhas investigações estão inclusas as análises de uma prática de educação somática específica como plataforma de pensamento acerca do ato educativo - a Biodanza, do qual sou também professor. Além disso, realizo desde 2020, em parceria com a UNIRIO, um curso de extensão denominado "Escritas que Dançam, Corpos que Escrevem" que, já em sua quinta versão, explora as interfaces entre o movimento e a criação escriturária; desde 2019, atuo na coordenação do projeto extensionista "Reescrevendo os Saberes do Corpo: dança, Biodanza e educação somática na formação de professores", pelo qual realizamos encontros com educadores e produzimos um processo de curadoria e disseminação de discussões temáticas feitas no cruzamento com questões ligadas ao corpo, à dança e o movimento no âmbito educacional. Em 2023, participei como membro da equipe do PET - Programa de Educação pelo Trabalhos para Saúde/UFRJ, propondo discussões e práticas integradas às minhas temáticas de interesse. Coordeno o CorPes - Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis, um grupo de pesquisa que agrega pesquisadores(as) e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em temáticas afeitas à questão do corpo no campo educacional, pelo viés dos modos menores e dissidentes de investigação na área. No que diz respeito às atividades de gestão, assumi entre os anos de 2018 e 2020 a chefia do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação, no qual desenvolvo minhas atividades docentes; entre 2020 e 2022, atuei como Coordenador de Licenciaturas da Faculdade de Educação, na interface com todos os cursos de licenciatura da UFRJ. As investigações que hoje desenvolvo acontecem em muito pela construção de grupos de pesquisa envolvendo universidades, sobretudo, no Brasil (UFRJ/Fiocruz), Colômbia (Universidad de Antioquia/Universidad de Medellín/Institución Universitaria de Envigado) e Canadá (Concordia University). Mais recentemente, tenho desenvolvido um trabalho ligado às virtualizações e materializações do corpo a partir da realidade e dos mundos virtuais nos espaços educacionais, no âmbito da pesquisa "A incorporação das tecnologias de realidade virtual na educação superior", em parceria com o LEC - NUTES/UFRJ e a FIOCRUZ. Sou membro acadêmico internacional da Red Latinoamericana de Investigadores(as) de y desde los Cuerpos, propositor do Grupo de Estudos Corpo e Educação vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPed e membro da Red Internacional de Filosofía en Contextos Plurales. Sou membro do Conselho Editorial da Revista Interinstitucional Artes de Educar. Em 2024, propus, organizei e coordenei o GT Materialities of the Body, realizado no âmbito do 36 Encontro do CIHA Comitee International de Histoire de lArt, em Lyon, na França. Organizei, além disso, o V Encuentro Latinoamericano de Investigadores(as) de y desde los Cuerpos, realizado em novembro de 2024 em Belo Horizonte.

Citas

BARAD, Karen. Performatividade pós-humanista: para entender como a matéria chega à matéria. Vazantes, v.1, n. 1, p. 7-34, 2007.

BRAIDOTTI, Rosi. Lo posthumano. Barcelona: Editorial Gedisa, 2015.

BRAIDOTTI, Rosi. Feminismo posthumano. Barcelona: Editorial Gedisa, 2022.

CASA FLUMINENSE. Comunicação Casa. 2017. Disponível em: https://casafluminense.org.br/estacoes-de-trem-historia-conta-nosso-passado-em-trilhos/

HARAWAY, Donna J. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthuluceno. Tradução Ana Luiza Braga. N-1 edições, 2023.

INGOLD, Tim. Linhas: uma breve história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

KAFKA, F. A metamorfose. Versão Brasileira Edições. 2021.

Le GUIN, Úrsula K. A teoria da bolsa da ficção científica. Tradução: Luciana Chieregati e Vivian Chieregati. São Paulo: N-1 edições, 2021.

LISPECTOR, Clarice. A Paixão segundo G.H.

MANNING, Erin. Políticas do toque: sentidos, movimento e soberania. São Paulo: Glac Edições, 2023.

MORTON, Timothy. E se você estiver vivendo uma era de extinção massa? In: __________. Ser ecológico. São Paulo: Quina Editora, 2023.

POVINELLI, Elizabeth. Geontologias: um réquiem para o liberalismo tardio. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

POVINELLI, Elizabeth. Catástrofe ancestral: existências no liberalismo tardio. São Paulo: Ubu Editora, 2024.

Publicado

06/10/2025

Cómo citar

de Mello, B., & Bocchetti , A. (2025). RESSONÂNCIAS EM MOVIMENTO: UMA (S) TESE (S) EM ESCRITA (S) NO (S) CAMINHO (S). Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1698. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1698