ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES EM TEMPOS DE CRISE

RECORTES E OLHARES DE DUAS PROFESSORAS DE MÚSICA DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1673

Keywords:

Acolhimento escolar. Momentos de crise.

Abstract

This article reports experiences related to school welcoming during times of crisis, focusing on the work of two Music teachers in private schools in xxxxx xxxxx (RS) during the 2024 floods. Methodologically, the narrated experiences constitute an experience report, fostering discussions on the impact of affective support on emotional and social reconstruction within the school context. Based on this experience, we highlight that providing support in times of crisis requires empathy and presence, encouraging the school and the pedagogical team to walk alongside students, (re)signifying disorder, transforming adversities into opportunities for growth, rebuilding memories, and strengthening bonds.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Beatrís Schmidt Faraco Mengarda, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Graduada em Música Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2022, atua como professora especialista na educação infantil, anos iniciais, anos finais e ensino médio. Atualmente, cursa Mestrado em Educação na UFSM, com foco em Educação e Artes, desenvolvendo pesquisa sobre o ensino de música no método Montessori. Desde 2018, leciona musicalização infantil na Escola de Educação Infantil Bilíngue Eu Adoto Montessori e, desde 2021, no Centro de Educação Musical - Musiartes, onde ministra aulas para grupos de idades mistas e individuais de musicalização, iniciação instrumental (teclado e violão), e técnica vocal. Trabalha na rede privada de educação básica em Santa Maria e tem experiência na rede pública. Está cursando uma pós-graduação em Educação Musical na FAVENI e participa dos grupos de pesquisa FAPEM e Narramus. Foi coordenadora pedagógica do Musiartes (Camobi) em 2022 e trabalha no projeto UFSM em REDE, colaborando na produção de materiais didáticos de Educação Musical.

Thaynara Lima Lessing, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Thaynara Lima Lessing é habilitada em nível técnico para atuar como professora unidocente nos níveis de Educação Infantil e Anos Iniciais. É graduada em Música-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalhou na rede privada de educação básica na cidade de Santa Maria, atuando com educação infantil e anos inicias como professora de Música. Atualmente, trabalha em escola privada de música ministrando aulas individuais e coletivas de musicalização, teclado, violão, ukulele, técnicas vocais e práticas instrumentais em grupo. Além disso, trabalha como professora conteudista no projeto UFSM em REDE com a Educação Básica, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, produzindo materiais didáticos voltados à área da Educação Musical. Além disso, é professora-formadora, ministrando oficinas de formação musical e pedagógico-musical para docentes. É Mestre em Educação (UFSM), pós-graduada em Musicoterapia (FAVENI), e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na UFSM, onde cursa Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa 4 (Educação e Artes).

References

AGUIAR, Geórgia Caroline Lazari; AGLIARDI, Delcio Antônio. O acolhimento de crianças no cotidiano da escola de Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso. Curso de Pedagogia (UCS). Repositório UCS. Caxias do Sul, RS, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/9969/TCC%20Georgia%20Caroline%20Lazari%20Aguiar.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 jan. 2025.

CAMPOS, Mônica Vasconcellos Barral; PARADELA, Victor Cláudio. Respostas educacionais às enchentes: experiência das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2024. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 26, Artigos, e-45995, 2024. e-ISSN 1984-5499. Recebido em: 19 set. 2024. Aceito em: 05 nov. 2024.

CASTANHEIRA, Nuno Pereira; PADILHA, Rafael. Culpa, responsabilidade e mudanças climáticas: o caso das enchentes no Rio Grande do Sul. Revista Opinião Filosófica, v. 15, n. 2, e1219, p. 1-21, jul.-ago. 2024. ISSN 2178-1176. Disponível em: <https://opiniaofilosofica.org/index.php/opiniaofilosofica/article/view/121>. Acesso em: 02 jan. 2025.

CASTANHEIRA, Nuno Pereira; PADILHA, Rafael. Culpa, responsabilidade e mudanças climáticas: o caso das enchentes no Rio Grande do Sul. Revista Opinião Filosófica, v. 15, n. 2, e1219, p. 1-21, jul.-ago. 2024. Apud: PILLAR, V. D.; OVERBECK, G. E.;. Learning from a climate disaster: The catastrophic floods in southern Brazil. Science, 2024.

FERREIRA, Giovana Guimarães; TONIETTO, Ana Júlia; OLIVEIRA, Cláudia Alexandre de Freitas. Acolhimento socioemocional dos alunos no retorno das aulas presenciais: um estudo de caso em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental de uma escola privada em Ubá-MG. UNIFAGOC. Curso de Pedagogia. Ubá, MG. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez. 2004.

KRAMER, Sonia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out. 2006. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 25 ago. 2021.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LESSING, Thaynara Lima. Interações afetivas no contexto do estágio em música: narrativas de práticas. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Música - Licenciatura). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

LESSING, Thaynara Lima. A pedagogia afetiva no contexto da docência em música: narrativas de professores. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2024.

ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. Coleção Interações. São Paulo: Bluche, 2012.

SANTOS, Cleide Selma Pereira dos. Uma abordagem teórica sobre a importância do olhar sensível do professor sobre o aluno disléxico numa perspectiva de educação inclusiva. IV Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, São Cristovão-SE/Brasil, 20 a 22 set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2024.

TORRES, Luiz Henrique. Águas de maio: a enchente de 1941 em Rio Grande. Historiæ, Rio Grande, v. 3, n. 3, p. 236-254, 2012. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/hist/article/download/3270/1949/9146>. Acesso em: 04 jan. 2025.

Published

06/10/2025

How to Cite

Schmidt Faraco Mengarda, B., & Lima Lessing, T. (2025). ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES EM TEMPOS DE CRISE: RECORTES E OLHARES DE DUAS PROFESSORAS DE MÚSICA DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1673. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1673