ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES EM TEMPOS DE CRISE
RECORTES E OLHARES DE DUAS PROFESSORAS DE MÚSICA DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1673Keywords:
Acolhimento escolar. Momentos de crise.Abstract
This article reports experiences related to school welcoming during times of crisis, focusing on the work of two Music teachers in private schools in xxxxx xxxxx (RS) during the 2024 floods. Methodologically, the narrated experiences constitute an experience report, fostering discussions on the impact of affective support on emotional and social reconstruction within the school context. Based on this experience, we highlight that providing support in times of crisis requires empathy and presence, encouraging the school and the pedagogical team to walk alongside students, (re)signifying disorder, transforming adversities into opportunities for growth, rebuilding memories, and strengthening bonds.
Downloads
References
AGUIAR, Geórgia Caroline Lazari; AGLIARDI, Delcio Antônio. O acolhimento de crianças no cotidiano da escola de Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso. Curso de Pedagogia (UCS). Repositório UCS. Caxias do Sul, RS, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/9969/TCC%20Georgia%20Caroline%20Lazari%20Aguiar.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 jan. 2025.
CAMPOS, Mônica Vasconcellos Barral; PARADELA, Victor Cláudio. Respostas educacionais às enchentes: experiência das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2024. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 26, Artigos, e-45995, 2024. e-ISSN 1984-5499. Recebido em: 19 set. 2024. Aceito em: 05 nov. 2024.
CASTANHEIRA, Nuno Pereira; PADILHA, Rafael. Culpa, responsabilidade e mudanças climáticas: o caso das enchentes no Rio Grande do Sul. Revista Opinião Filosófica, v. 15, n. 2, e1219, p. 1-21, jul.-ago. 2024. ISSN 2178-1176. Disponível em: <https://opiniaofilosofica.org/index.php/opiniaofilosofica/article/view/121>. Acesso em: 02 jan. 2025.
CASTANHEIRA, Nuno Pereira; PADILHA, Rafael. Culpa, responsabilidade e mudanças climáticas: o caso das enchentes no Rio Grande do Sul. Revista Opinião Filosófica, v. 15, n. 2, e1219, p. 1-21, jul.-ago. 2024. Apud: PILLAR, V. D.; OVERBECK, G. E.;. Learning from a climate disaster: The catastrophic floods in southern Brazil. Science, 2024.
FERREIRA, Giovana Guimarães; TONIETTO, Ana Júlia; OLIVEIRA, Cláudia Alexandre de Freitas. Acolhimento socioemocional dos alunos no retorno das aulas presenciais: um estudo de caso em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental de uma escola privada em Ubá-MG. UNIFAGOC. Curso de Pedagogia. Ubá, MG. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez. 2004.
KRAMER, Sonia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out. 2006. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 25 ago. 2021.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LESSING, Thaynara Lima. Interações afetivas no contexto do estágio em música: narrativas de práticas. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Música - Licenciatura). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.
LESSING, Thaynara Lima. A pedagogia afetiva no contexto da docência em música: narrativas de professores. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2024.
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. Coleção Interações. São Paulo: Bluche, 2012.
SANTOS, Cleide Selma Pereira dos. Uma abordagem teórica sobre a importância do olhar sensível do professor sobre o aluno disléxico numa perspectiva de educação inclusiva. IV Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, São Cristovão-SE/Brasil, 20 a 22 set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2024.
TORRES, Luiz Henrique. Águas de maio: a enchente de 1941 em Rio Grande. Historiæ, Rio Grande, v. 3, n. 3, p. 236-254, 2012. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/hist/article/download/3270/1949/9146>. Acesso em: 04 jan. 2025.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Beatrís Schmidt Faraco Mengarda, Senhora

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
