OS PROFESSORES VÃO AO CINEMA
UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOCENTES A PARTIR DO FILME HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001)
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1367Palabras clave:
Cultura Visual, formação docente, Leitura audiovisualResumen
Este artigo revisa algumas (in)conclusões obtidas de uma pesquisa de mestrado cujo
objetivo foi analisar a constituição da identidade docente em narrativas audiovisuais a partir da obra
fílmica Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Com aporte dos estudos da Cultura Visual
(Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005;), da Cultura Midiática (Pillar, 2013;) e das identidades docentes
(Ferreira, 2002; Garcia, Hypólito, Vieira, 2005) este trabalho analisa o discurso de professores da
educação básica em um contexto de partilha de si junto a um grupo focal em que as docências
fílmicas da obra Harry Potter e a Pedra Filosofal foram discutidas. Como método de análise, este
estudo se vale da A/r/tografia (DIAS, 2013), uma abordagem que prevê a pesquisa como ação, como
prática viva, contemplando a possibilidade de um mesmo sujeito absorver identidades e processos
próprios do ser professor, do ser pesquisador e do ser artista. Não foram analisados como se
constituíam esses professores enquanto docentes a partir da obra Harry Potter, mas sim o que esses
professores falavam a partir dela. Através de um convívio que é provocado por uma experiência
comum, surgiram manifestações singulares que são revisitadas na trama deste trabalho.
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