ARTE E TECNOLOGIA E AS FORMAS DE DESVIAR DE VALORIZAÇÃO
A POÉTICA DOS ELETROSSERES
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1354Palabras clave:
Arte e tecnologia, poéticas visuais, ValorizaçãoResumen
O artigo investiga as obras produzidas pelo autor, abordando as interseções entre arte e tecnologia. O conceito de valoração é discutido com base nas ideias de Peter Pal Pelbart e Byung-Chul Han fornecerá estofo teórico para as questões de proximidade e distância mediadas pelos dispositivos eletrônicos.A investigação ainda também incorpora os conceitos de Walter Benjamin sobre teor coisal, formal e factual. O valor depende de uma pesagem comparativa e de um juízo implícito, mas para essas áreas, a valoração antecede o valor e pode fazer com que a arte e a tecnologia não criem diferenças. Os devires serão vistos a partir da conceituação deleuze-guattariana, dando animalidades e eletrônica à instalação e colocando os eletrosseres a problematizar as existências modelizadas do antropoceno.
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. vol. 2. São Paulo: Editora 34, 2011b.
PELBART, Peter Pál. Ensaios do assombro. São Paulo: n-1 edições, 2019.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis/RJ: Vozes, 2018.
VENTURELLI, Suzete. Arte computacional. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thiago Heinemann Rodeghiero
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.