NARRATIVA BIOGRÁFICA
UM ENTENDIMENTO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE DISCURSO NO FILME OLGA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1233Palabras clave:
Biografia; Cinebiografia; Narrativa; Olga.Resumen
O presente artigo visa entender como se dá a construção narrativa biográfica, a partir das estruturas discursivas construídas na manifestação audiovisual. Tal concepção se orienta pela história biográfica de Olga Benário Prestes, uma jovem alemã que se torna comunista e sua militância é praticada, também, no Brasil. Neste estudo são apontados os modos narrativos da biografia fílmica, bem como a relevância na reconstrução de realidades contextuais tendo como ponto de partida o indivíduo biografado.
Citas
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa. 4. ed. Petrópolis : Vozes, 1976, p. 19-60.
BILL, Nichols. Introdução ao documentário – 3. ed. Tradução Mônica Saddy Martins. Campinas, SP : Papinus, 2005.
BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In: PINSKI, Carla B. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Ed. Contexto, 2005, p. 211.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína. FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Usos e Abusos da História Oral – 2 ed. Rio de Janeiro :Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998, p. 183-91.
BOURNEUF, Roland. OUELLET, Réal. As personagens. In: ______. O universo do romance. Coimbra : Almedina, 1976, p. 199–279.
FORSTER, Edward. As pessoas. In: ______. Aspectos do romance. Rio de Janeiro : Editora Globo, 2005.
LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína. FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos e abusos da história oral – 2. Ed. Rio de Janeiro : Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998, p. 167-182.
LOPES, Emília Mendes. O discurso ficcional: uma tentativa de definição. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ARCO-7FFQMK/1/emilia_mlopes_diss.pdf>. Acesso em: 25 Mar. 2020.
MORAIS, Fernando. Olga. – 17.ed. São Paulo : Companhia das Letras, 1994.
NAPOLITANO, Marcos. Cinema: a experiência cultural e escolar. In: Caderno de cinema do professor: dois / Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação; organização, Devanil Tozzi ... [e outros]. - São Paulo : FDE, 2009. p. 10-31.
NEGRINI, Márcio Zanetti. GUTFREIND, Cristiane Freitas. Cinebiografias ficcionais e a representação da Era Vargas na contemporaneidade. In: AMINUS – Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 18, n. 36, 2019, p. 220-35.
PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. In: História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral, 3, São Paulo: ABHO, 2000, p.117-27.
RAMOS, Fernão Pessoa. O que é documentário? Disponível em: <http://ceangher.com.br/wp-content/uploads/2017/10/pessoa-fernao-ramos-o-que-documentario.pdf>. Acesso em: 25 Mar. 2020.
SCHEMES, Claudia. SARAIVA, Juracy I. A.; ARAÚJO, Denise C. Memória e liminaridades entre discursos biográficos da História, do Jornalismo e da Literatura. In: Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Florianópolis, v. 12, n. 100, p. 126 – 158, jan/jul 2011
SCHMIDT, Benito Bisso. Luz e papel, realidade e imaginação: as biografias na história, no jornalismo, na literatura e no cinema. In: SCHMIDT, Benito Bisso (org.). O Biográfico. Santa Cruz do Sul : UDUNISC, 2000, p. 49-70.
______. História e biografia. In: Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 187-205.
Filmografia
OLGA. Direção: Jayme Monjardim, 2004. Arquivo digital. 141 min.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Carine Luisa klein
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.