RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM OLHAR FOTOGRÁFICO ACERCA DO ESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1222Palabras clave:
Ensino da arteResumen
Esse Relato de experiência vai apresentar aula a aula uma proposta pedagógica desenvolvida com o primeiro ano do Colégio Estadual Professor Pedro Carli em 2019 com a mediação da professora regente de Arte. As aulas que são aqui descritas tiveram como foco principal o olhar fotográfico sob a Vila que os estudantes habitavam com o intuito que a partir do trabalho em sala de aula os mesmos pudessem vislumbrar criticamente o próprio espaço e representá-lo de forma simbólica e humanizada através do ato fotográfico. As aulas foram pensadas a partir do que é pressuposto na Pedagogia Histórico-Crítica e elaboradas para que a todo tempo os estudantes pudessem adquirir conhecimentos acerca da linguagem fotográfica, da sua condição sócio-histórica e cultural e, ainda, da arte como trabalho criador.
Citas
BARBON, Lilian. [mensagem pessoal]. Imagens do acervo pessoal cedidas à autora em: 30 out. 2019.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios literatura e história da cultura. 8. Ed, São Paula: Brasiliense. 2012.
CENTRO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA (ICP). Artista Eugène Atget (1857- 1927) Francês. [20--] Disponível em: https://www.icp.org/browse/archive/constituents/eug%C3%A8ne-atget?all/all/all/all/0. Acesso em: 30 out. 2019.
KOSSOY, Boris. Série Cartões Antipostais. 1972. Disponível em: http://boriskossoy.com/projeto/cartoes-antipostais. Acesso em: 30 out. 2019.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 20. Ed. São Paulo: Autores associados, 1988.
SLOMP, Vilma. Curitiba Central. 2013. Disponível em: http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2013/02/curitiba-central-de-vilma-slomp.html. Acesso em: 30 out. 2019.
SLOMP, Vilma. Feliz Natal. 1. impressão. 1996.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Thalita Emanuelle de Souza, Maria Cristina da rosa Fonseca da silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.