A música como conteúdo obrigatório na educação básica: da lei à realidade escolar [de Uberlândia – MG]

Autores/as

  • Silvana De Oliveira Gasques Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Educação
  • Gabriel Humberto Muñoz Palafox Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Educação

Palabras clave:

políticas públicas, ensino de música, Educação Escolar.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar criticamente as dificuldades e possibilidades de implementação da Lei 11.769/2008 que institui o ensino obrigatório da música na educação básica, com foco no estudo das representações de professores da rede pública municipal de ensino de Uberlândia e da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Na história do país, o ensino da música na escola foi valorizado de formas diferenciadas pelas políticas públicas, resultando, na atualidade, num processo de “secundarização” do mesmo, dada a ênfase à formação técnico-instrumental dos jovens em todos os níveis de ensino, incluindo os cursos superiores de formação de músicos, e à desvalorização da profissão “professor” na educação pública, dentre outros fatores.

Publicado

23/05/2013

Cómo citar

Gasques, S. D. O., & Palafox, G. H. M. (2013). A música como conteúdo obrigatório na educação básica: da lei à realidade escolar [de Uberlândia – MG]. Revista Da FUNDARTE, (25), P. 127–141. Recuperado a partir de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/11

Artículos similares

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.