PRÁTICA DE CONJUNTO INSTRUMENTAL NO ENSINO MÉDIO: APRENDIZAGEM, PROTAGONISMO E ALTERIDADE

Authors

  • Greizi Kirst
  • Leonardo Marques Kussler Unisinos

Keywords:

Prática de Conjunto Instrumental, Filosofia da Música, Educação Musical Brasileira

Abstract

A música faz parte do convívio e da formação da identidade dos jovens em meio às culturas juvenis. Desde o momento da aprovação da Música como disciplina obrigatória, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, especialmente a partir de 2008, atividades como a de prática de conjunto instrumental já são possíveis na educação básica. No presente artigo, nosso objetivo principal é explicitar como há inúmeras aprendizagens envolvidas na experiência de tocar [com] o outro, seja este um instrumento musical, um discurso ou um sujeito. Assim, na primeira seção, exploraremos como a interação da prática de conjunto instrumental possibilita desenvolver inúmeras habilidades educacionais que dialogam com conceitos da Filosofia, especialmente a ética, a alteridade e a escuta holística. Já na segunda seção, abordaremos especificamente como a atividade de prática de conjunto instrumental proporcionou inúmeros ganhos aos educandos envolvidos no projeto piloto desenvolvido no primeiro ano da Escola Sesi de Ensino Médio Montenegro, em 2017.   

Author Biographies

Greizi Kirst

Mestrado em Música de Câmara - Flauta Doce pelo Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart

Leonardo Marques Kussler, Unisinos

Doutorando em Filosofia pela Unisinos

References

BEINEKE, Viviane; LEAL, Cláudia. Criatividade e Educação Musical: Por uma

Atitude Perante as Práticas Musicais na Escola. Expressão – Revista do

Centro de Artes e Letras, v. 1, p. 157-163, jan/jun, 2001.

BASTIÃO, Zuraida Abud. Prática de conjunto instrumental na educação básica. Música na Educação Básica. Londrina, v. 4, n. 4, novembro de 2012. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_musica/ed4/pdfs/RevistaMeb4_pratica.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2017.

BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 1). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2017.

______. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>. Acesso em: 30 out. 2017.

FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2.ed. São Paulo: Unesp, 2008.

FRANÇA, Cecília Cavalieri; PINTO, Leonardo Bernardes Margutti. Análise

idiomática, formal e pianística de composições realizadas por iniciantes ao

piano. Revista da ABEM, v. 13, n. 13, p. 29-38, set. 2005. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/322/252>. Acesso em: 30 out. 2017.

GONÇALVES, Lilia Neves. A aula de música na escola: reflexões a partir do filme Mudança de Hábito 2: mais loucuras no convento. In: SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008.

HARNISCHMACHER, Christian. Lernkompetenz durch produktives Üben und Proben. In: KRAEMER, Rudolf-Dieter; RÜDIGER, Wolfgang (Hg.). Ensemblespiel und Klassenmusizieren in Schule und Musikschule: Ein Handbuch für die Praxis. Augsburg: Wißner, 2001. p. 217-230.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Coimbra: Edições 70, 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Lições do Rio Grande - vol 2. - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Artes e Educação Física). Porto Alegre: Secretaria da Educação, 2009.

PERONDI, Maurício. Culturas juvenis na ótica da educomunicação. Brasília: EDB, 2014.

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - SESI. Projeto político-pedagógico escola Sesi Montenegro. Montenegro: Fiergs, 2017.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991.

Published

18/07/2018

How to Cite

Kirst, G., & Marques Kussler, L. (2018). PRÁTICA DE CONJUNTO INSTRUMENTAL NO ENSINO MÉDIO: APRENDIZAGEM, PROTAGONISMO E ALTERIDADE. Revista Da FUNDARTE, 35(35), 113–125. Retrieved from https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/476

Similar Articles

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.