O ensino do teatro para a recepção teatral: desafios para o transbordamento do ambiente escolar
Keywords:
Ensino do teatro, recepção teatral, educaçãoAbstract
Este artigo visa contribuir com as discussões sobre as possibilidades e desdobramentos do teatro presente no currículo escolar como provocador de ressonâncias no cotidiano do estudante, promovendo tanto o próprio fazer artístico como a apreciação do fazer artístico de grupos teatrais, apresentado no espaço teatral. Autores como Flávio Desgranges, Jean Pierre Ryngaert, entre outros, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais, norteiam as reflexões expostas. O trabalho é baseado na dissertação de mestrado da autora, que entende como essencial a prática artística e pedagógica que é alicerçada também na contextualização e fruição, que podem ser incentivadas no espaço cultural, para além da escola.References
BRASIL. Ministério da Educação. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006. (orientações curriculares para o Ensino Médio, vol. 1).
BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. vol. 6. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/ SEF, 1998.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.
____________________. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2011.
____________________. Mediação Teatral: Anotações sobre o projeto Formação de Público. In: URDIMENTO - Revista de Estudos em Artes Cênicas. UDESC/ PPGT. Vol. 1, nº 10 (Dez 2008). Florianópolis: UDESC/ CEART, 2008.
RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.
SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Shakespeare enfarinhado: Teatro, jogo e aprendizagem. São Paulo: Hucitec, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.