INCISIVAS

A INTERVENÇÃO URBANA COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA E DENÚNCIA EM UMA GENEALOGIA VISUAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1699

Keywords:

Arte contemporânea; Intervenção urbana; Feminicídio.

Abstract

This article examines the Incisivas urban interventions as an artistic and political practice that re-signifies female memories and denounces femicide. Based on Foucault’s genealogy and Pierre Nora’s concept of places of memory, the study explores how urban art challenges gender violence visibility. The research analyzes the appropriation of images and everyday objects in lambe-lambe as a strategy of resistance, transforming urban spaces into archives of critical memory.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Stéfani Trindade Agostini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Doutoranda em Artes Visuais na linha de pesquisa Arte e Transversalidade e Mestra em Arte e Cultura pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrou a 30 Mostra de Arte da Juventude (2022), foi Prêmio Aquisição no XV Salão Latino-Americano de Artes Plásticas de Santa Maria, integrou o IV Salão Alagoano de Arte Contemporânea, o Circuito de Galerias da Bienal Internacional de Curitiba 2017, e a Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba (2019). Atualmente é membro Grupo de Pesquisa SIGNUM/CNPq. Como artista e pesquisadora, dedica-se, por meio de uma poética autobiográfica, a manifestar diferentes violências de gênero que atravessam as memórias pessoais e familiares, revelando lutas e formas de resistência.

Altamir Moreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Professor Associado do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Artes e Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2002) em Artes Visuais, com ênfase em: História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Bacharelado em Desenho e Plástica (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisa temas relacionados à iconografia da pintura mural religiosa e da paisagem regional. Participou da Assessoria Ad Hoc do CNPq na área relacionada a desenho . Em cursos de graduação lecionou conteúdos relativos à: Pintura, Desenho da Figura Humana, Ilustração e Iconografia, Desenho Geométrico, História da Arte, História da Arte do Brasil, e Apreciação da Arte; Na pós-graduação: Crítica em Arte, Arte: interações e resistências culturais e Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais. Atualmente é coordenador do Curso de Graduação em Artes Visuais da UFSM. Coordena o Laboratório de Desenho e Iconografia (LDI) cujo objetivo é sediar atividades de ensino, pesquisa e extensão, em artes visuais, com ênfase na área de desenho e iconografia, e servir como espaço de ensino, discussão e pesquisa. Na busca de contínua atualização em relação a produções nacionais e internacionais nas áreas de interesse anteriormente definidas. É lider do Signum: Grupo de Pesquisa em Desenho e Iconografia, orientado a estudos poéticos e teóricos, a partir de temáticas regionais e suas implicações culturais em territórios mais amplos a partir de seminários, projetos de pesquisa, extensão e práticas artísticas. Desenvolve uma prática artística figurativa com temáticas relacionadas à religião, história, mitologia e paisagem regional. A produção bibliográfica apresenta como principais palavras-chave, os seguintes termos: Iconologia, Iconografia cristã, Arte Religiosa, Pintura Mural, Aldo Locatelli e Angelo Lazzarini. Entre 2015 e 2016 chefiou o Departamento de Artes Visuais (DART). E, entre 2019 e 2021 coordenou o Curso de Graduação em Artes Visuais da UFSM (CAV). Entre 2011 e 2013, exerceu a função de coordenador do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), e retomou a essa função em 2024.

References

ARQUIVO de Pesquisa. Coletânea de imagens referentes da pesquisa poética dos autores. 2024.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, vol. II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2001.

NORA, Pierre. Les Lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1984.

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire, ou comment ils m’ont échappé. In: NORA, Pierre. Présent, nation, mémoire. Paris: Gallimard, 2011.

VOGLER, Alexandre. Atrocidades Maravilhosas. 1 Vídeo. 19min08s. In: Youtube. Vogler. Disponível em: http://www.alexandrevogler.com.br/projeto/atrocidades-maravilhosas/. Acesso em: 28 fev. 2025.

Published

06/10/2025

How to Cite

Trindade Agostini, S., & Moreira, A. (2025). INCISIVAS: A INTERVENÇÃO URBANA COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA E DENÚNCIA EM UMA GENEALOGIA VISUAL . Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1699. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1699