“FULL TABLE”: Building imaginaries of abundance for Portal do Sertão (BA) based on crafts

CONSTRUINDO IMAGINÁRIOS DE ABUNDÂNCIA PARA O PORTAL DO SERTÃO (BA) A PARTIR DO ARTESANATO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1684

Keywords:

Crafts, Culture, Urbanity

Abstract

This article presents crafts as a tool for dialogue with the territory, based on the visualities it constructs and the meanings it creates. Taking the Portal do Sertão as a territory of Bahia, that carries enormous artistic dynamics and social issues that can be debated, and analyzing the authorial artistic work, called “Mesa Farta”, exhibited at the Regional Art Museum, in Feira de Santana, in 2023, it is possible to trace an analytical path from some cultural elements that the work tensions to its dialogue with the territory in question, imaginaries around the subjectivities of the subjects who inhabit it and cultural policies of this sector.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Matheus Guimarães Costa, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Feira de Santana, Banhia, Brasil

Graduado em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisa sobre o artesanato baiano e sua relação com a cultura local. Artesão e arte-educador, professor do Centro Universitário de Cultura e Arte de Feira de Santana. Mestrando no Programa de Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS.

Eduardo Oliveira Miranda, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Feira de Santana, Banhia, Brasil

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuo no Departamento de Educação, onde contribuo como docente permanente do Mestrado em Educação - PPGE/UEFS, assumindo o componente curricular Corpo-território e Educação Decolonial. Professor permanente do Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade - PPGDCI/UEFS. Possui Licenciatura em Geografia e Pedagogia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS. Doutorado em Educação - UFBA. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - NEIM/UFBA. 

References

AIDAR, L. Retirantes de Portinari: análise da obra. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/retirantes-candido-portinari/>. Acesso em 10 de julho de 2024.

ANDRADE, A. C. N. B. de. A REPRESENTAÇÃO DO SERTÃO NO IMAGINÁRIO NACIONAL. Niterói, 2019. Disponível em <https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/44017/25161>. Acesso em 10 de julho de 2024.

Brasil. Ministério da Cultura. Secretaria da Economia da Cultura – 2017. Plano Setorial do Artesanato – 2016-2025/Minc/SEC – Brasília-DF – 2017 40 p.: il color. Disponível em <https://pnc.cultura.gov.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/03/AF_Book_Artesanato_20x20cm2.pdf>. Acesso em 06 de junho de 2024.

CORUJA, 2019. Lágrimas de Odé, Produção Musical: WillsBife Mixagem: WillsBife Masterização: Canela. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=u2ZO-aDMQ6M>. Acesso em 03 de julho de 2024.

CUNHA, E. da. Os Sertões. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. Disponível em <https://fundar.org.br/wp-content/uploads/2021/06/os-sertoes.pdf>. Acesso em 10 de julho de 2024.

FERREIRA, Edson Dias. Desenho e Antropologia: influências da cultura na produção autoral. In: GRAPHICA: International Conference on Graphics Engineering of Arts and Design e XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, 2005, Recife, PE. Anais... Recife, 2007, p. 10.

FRANÇA, M. S. M. de. A representação da identidade do nordestino na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos. João Pessoa, 2014. Disponível em <https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10012/1/PDF%20-%20M%C3%ADrian%20Sousa%20Medeiros%20de%20Fran%C3%A7a.pdf>. Acesso em 04 de julho de 2024.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: uni conceito antropológico / Roque. Rio de Janeiro, 1932. 14.ed.

MARTINS, Leda Maria. PERFORMANCES DA ORALITURA: CORPO, LUGAR DA MEMÓRIA. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. DOI: 10.5902/2176148511881. Disponível em <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881>. Acesso em: 30 set. 2024.

LEMOS, Maria Edny Silva. O ARTESANATO COMO ALTERNATIVA DE TRABALHO E RENDA. Subsídios para Avaliação do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato no Município de Aquiraz-Ce. Fortaleza, 2011. Disponível em <https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/1484/1/2011_Dis_MESLemos.pdf>. Acesso em 30 de setembro de 2024.

MIRANDA, Eduardo Oliveira. O negro do Pomba quando sai da Rua Nova, ele traz na cinta uma cobra coral: os desenhos dos corpos-territórios evidenciados pelo Afoxé Pomba de Malê. 2014. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade) - Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, Departamento de Letras, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014. Disponível em <http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/97/2/ Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20E duardo%20O%20MIranda.pdf.> Acesso em 03 de setembro de 2024.

MIRANDA, Eduardo Oliveira. Corpo-território & educação decolonial: proposições afro-brasileiras na invenção da docência. Salvador: EDUFBA, 2020. Disponível em <http://proex.uefs.br/arquivos/File/EBOOKcorpoterritorioeducacaodecolonialrepositorio.pdf>. Acesso em 07 de set. 2024.

MORIN, E. O Enigma do homem: para uma nova antropologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1975. 227p.

PERRINI, C. M. L. “Os retirantes” de Cândido Portinari: o esforço para ser humano é o que nos torna vivos. Fortaleza, 2017. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ide/v41n67-68/v41n67-68a25.pdf>. Acesso em 08 de julho de 2024.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v.5, n. 10, p. 200-212, 1992.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgard (org). A colonialidade do poder: eurocentrismo e ciencias sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur. Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em <https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf>. Acesso em 31 de maio de 2024.

SANTANA, Maíra Fontenele. Trajetória do artesanato brasileiro: perspectiva das políticas públicas. 2020. 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

SANTANA, M. DE. Legados africanos: palavra enunciadora de simbolismos étnicos. ODEERE, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 05-33, 2017. DOI: 10.22481/odeere.v3i3.1571. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1571. Acesso em: 10 jul. 2024.

SODRÉ, Muniz. A Verdade Seduzida. Por um Conceito de Cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Codecri, 1983.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis, 1990. Disponível em <https://dennisdeoliveira.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/10/thompson-ideologia-e-cultura-moderna.pdf>. Acesso em 10 de julho de 2024.

Published

06/10/2025

How to Cite

Guimarães Costa, M., & Oliveira Miranda, E. (2025). “FULL TABLE”: Building imaginaries of abundance for Portal do Sertão (BA) based on crafts: CONSTRUINDO IMAGINÁRIOS DE ABUNDÂNCIA PARA O PORTAL DO SERTÃO (BA) A PARTIR DO ARTESANATO . Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1684. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1684