PERFORMATIVIDADES NA HABITAÇÃO

O CORPO E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES PARA A ARQUITETURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1581

Palabras clave:

performatividad, habitación, pandemia

Resumen

Aquí está a tradução para o espanhol:

El presente trabajo propone poner en debate las performatividades individuales y colectivas en los interiores de las viviendas, a partir de los gestos que componen la vida cotidiana. En este estudio, describo nociones de performance, cuerpo y arquitectura dentro de nuevos paradigmas sociales, principalmente después de la pandemia de Covid-19, con el fin de tejer análisis sobre la vida cotidiana y las formas de habitar en el tiempo presente. La investigación cuestiona si la pandemia presentó a la sociedad una nueva relación con los interiores —sobre todo de las viviendas—, a partir de una nueva relación establecida con la ciudad ante un escenario de crisis sanitaria. Defiende, sin embargo, que este escenario está en consonancia con la producción capitalista contemporánea, a partir de una lógica de vigilancia, y por eso, podría instaurar nuevas configuraciones a largo plazo en las viviendas de una ciudad metropolitana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda de Oliveira Soriano, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói/RJ, Brasil

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), onde concluiu seu percurso com o trabalho final de graduação "Limites e Manipulações Cênicas /// a cena na rua como dispositivo no Rio de Janeiro contemporâneo", orientada por Ethel Pinheiro, em que se debruçou sobre a investigação das linhas de força que fazem da cena na rua uma cena. É mestra em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense (PPGCA/UFF), onde pesquisou a performatividade na habitação e as novas configurações para a arquitetura, a partir da pandemia de covid-19 e do capitalismo tardio, orientada por Luciano Vinhosa. É, também, pós-graduada em design de iluminação pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG) e atua também como arquiteta no atelier Soriano Experimental, onde desenvolve projetos de arquitetura de interiores residenciais e comerciais com ênfase em cenografia e iluminação. Fez parte da pesquisa voltada para exposição "Educação Patrimonial - Memória do Patrimônio Arquitetônico da UFRJ", coordenada por Fabíola do Valle Zonno. Foi bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ) no período de 2016 a 2018, desenvolvendo os projetos de pesquisa "Desenvolvimento e Aplicação de Concretos Especiais - Concreto de Ultra Alto Desempenho" e "O Concreto Translúcido: uma Inovação para a Arquitetura", como integrante o Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção (LEMC).

Citas

BEIGUELMAN, Giselle; La Ferla, Jorge. Nomadismos tecnológicos. São Paulo: Senac, 2011.

CORDEIRO, Artur Vasconcelos. Mídia arquitetura e modos de participar: camadas informacionais e interfaces de engajamento no espaço público. São Paulo, 2020.

CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora, 2016.

FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.

FOUCAULT, Michel. Sobre a história da sexualidade. In: Roberto Machado (org.). Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

HAN, Byung-Chul. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Petrópolis: Editora Vozes, 2022.

MITCHELL, William j. E-topia: a vida urbana, mas não como a conhecemos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2002.

MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Pink, Sarah; Hjorth, Larissa. Emplaced Cartographies: Reconceptualising Camera Phone Practices in an Age of Locative Media. Media International Australia, p. 145–155. Melborne: Media International Australia, 2012.

PRATA, Didiana. Imageria e poéticas de representação da paisagem urbana nas redes. 4 v : il. São Paulo, 2016.

PRECIADO, Paul b. Pornotopia: PLAYBOY e a invenção da sexualidade multimídia. São Paulo: N-1 edições, 2020.

ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. São Paulo: Editora Polis, 2006.

Smith, J. H; Anderson, L. K. The Meaning of Home: Literature Review and Directions for Future Research and Theoretical Development. Journal of Architectural and Planning Research, 32(2), 79-93, 2015.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico: e as perspectivas do tempo real. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2014.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro : Intrínseca, 2020.

Publicado

12/06/2025

Cómo citar

de Oliveira Soriano, A. (2025). PERFORMATIVIDADES NA HABITAÇÃO: O CORPO E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES PARA A ARQUITETURA. Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1581. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1581