FABULAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPOS DE OPACIDADE

O LÓCUS EDUCATIVO DE UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1342

Keywords:

Art/Education

Abstract

From the Contemporary Art exhibition "In Times of Opacity," featuring works from the collection of MAC – PR/Museum of Contemporary Art of Paraná, held in the city of Maringá – PR, a shift towards educational actions emerged, conceived to connect and bring people together for an urgent and novel discussion within the local context. The exhibition facilitated the takeover of educational initiatives in spaces, mobilizing an entire structure to activate the artworks through the establishment of a critical, free-thinking stance in the face of the complexities surrounding our world and daily lives. We present the path taken, thought out, and orchestrated to allow art and education to work in tandem.

Author Biographies

Cleberson Diego Gonçalves Maddox, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

Cleberson Diego Gonçalves ou nome social Maddox. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras FACEL. Graduado em Artes Visuais pela Fundação Vizinhança Vale do Iguaçu (bolsista PROUNI). Professor Assistente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atua nas linhas de arte decolonial, subjetividades e Sexualidade no grupo de pesquisa NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade Sexual, e atua em Estéticas decoloniais, poéticas subversivas, dissidências e decolonização do pensamento no grupo DOBRA - grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença. Desde 2009 tem experiência docente na Educação Infantil e séries Iniciais, séries Finais e Ensino Médio, tendo atuado na rede Municipal e Estadual de Ensino do Paraná.

Roberta Stubs, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

Artista, pesquisadora e psicóloga com doutorado em psicologia com ênfase em arte, gênero e produção de subjetividade pela UniversidadeEstadual Paulista (Unesp) de Assis. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialização em Saúde Mental e mestrado em História da Educação pela mesma instituição. Líder do DOBRA -Grupo de Pesquisa em Arte, Subjetividade, Educação e Diferença. Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Com trabalhos em fotografia, vídeos, instalações e objetos, a artista tem explorado temas como o corpo, o tempo, a memória, o vazio e o transbordamento subjetivo. Possui experiência na área de psicologia, arte contemporânea e gênero, com ênfase em processos de subjetivação na contemporaneidade e políticas inventivas da vida

References

BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da arte/educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA Ana Mae. (Org.). Arte/ educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL. Decreto n° 5.264, de 5 de novembro de 2004 - Institui o Sistema Brasileiro de

Museus e dá outras providências. In: MINISTÉRIO DA CULTURA. Política Nacional de Museus: relatório de gestão 2003-2006. [Brasília]: MinC/ IPHAN/ DEMU, 2006.

CHAGAS, Mário de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos, 2006.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo1: Ed. 34, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. Trad. Joana Moraes Varela e Manuel Maria Carrilho. Rio de Janeiro: Assírio & Alvim, Lisboa, 2014.

DEWEY, John. Tendo uma experiência. In: Pragmatismo: textos selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Coleção Os pensadores).

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. São Paulo, Ed. Olho d’ Água. 1997.

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Los museos y sus visitantes. Gijón: Trea, 1998.

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o moderno. São Paulo: Edusp, 1999. MUSEUMS and Galleries Commission. Educação em museus. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fundação Vitae, 2001. (Série Museologia, 3).

MADDOX, Cleberson Diego Gonçalves. Decolonização do pensamento em arte e educação. Maringá, 2021. Tese de Doutorado, disponível em http://www.ppe.uem.br/teses.htm acessado em 21 de Maio de 2022.

MUNRO, Thomas & Jane Grimes. Educational Work at Cleveland Museum of Art. Cleveland. The Cleveland Museum of Art, 1952. Disponível em https://www.jstor.org/stable/428133 acessado em 19 de maio de 2022.

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. In: Encontros museológicos: reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: MinC/IPHAN/DEMU, 2008.

STUBS, Roberta. Em tempos de Opacidades – [livro eletrônico] /

Curadoria de Roberta Stubs. Maringá, PR: 2022. Disponível em: https://www.mac.pr.gov.br/Pagina/Em-tempos-de-Opacidade acessado em 21 de maio de 22.

SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo:

Published

19/06/2024

How to Cite

Diego Gonçalves Maddox, C., & Stubs, R. (2024). FABULAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPOS DE OPACIDADE: O LÓCUS EDUCATIVO DE UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1342. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1342

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.