A TECNOLOGIA DO ENCONTRO

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA CRIAR-ENSINAR-APRENDER DANÇA COMO ATO PERFORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1105

Palavras-chave:

criar-ensinar-aprender, encontro, dança

Resumo

Neste artigo refletimos sobre a tecnologia do encontro como possibilidade de estratégia metodológica para criar-ensinar-aprender dança. Debruçamo-nos sobre o que pode emergir do encontro entre corpos de artistas-docentes-discentes, suas marcas e suas histórias e como mediar ações artístico-educacionais com gestos atentos a uma pedagogia performativa. Articulamos experiências artísticas e pedagógicas com reflexões de artistas, autores e pesquisadores do campo da psicanálise, educação e da área da dança. Por fim, levantamos perguntas e possíveis ações que possam produzir atmosferas educacionais atualizadas com as presenças dos corpos que habitam o mesmo espaço.

Biografia do Autor

Matheus Margueritte, UFRJ

Aluno do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Artista-docente da área da dança, com formação em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-UNESPAR)

Renata Roel, UNESPAR

Professora colaboradora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), artista-docente da área da dança e autora do livro Performar convites, plasmar encontros, bailar: por um docência performativa na dança publicado em 2020 pela editora UNESPAR.

Referências

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Publicado

29.08.2022

Como Citar

dos Anjos Margueritte, M., & Roel, R. S. . (2022). A TECNOLOGIA DO ENCONTRO: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA CRIAR-ENSINAR-APRENDER DANÇA COMO ATO PERFORMATIVO. Revista Da FUNDARTE, 50(50). https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1105

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