ROSANA PAULINO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS

CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A CRÍTICA E A POTÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Lucas Nascimento Braga Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Geovana Cyrne Cunha UFpel

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1074

Palavras-chave:

Potência pedagógica da imagem, Educação Étnico-Racial, Cultura Visual

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar a potência pedagógica da obra da artista e educadora Rosana Paulino na Educação para as Relações Étnico-Raciais. Propõe um exercício teórico e conceitual, que lança olhar apara as conjugações entre as obras de Paulino e  Educação para as Relações Étnico-Raciais. Rosana Paulino é uma artista negra que tem sua poética voltada para as questões de gênero, raça e identidade, trazendo em suas obras problemáticas históricas relacionadas a escravidão,  ao racismo e  as desigualdades com a população negra. A partir da análise da obra Classificar é saber?(2016) e da experiência docente de dois professores de artes de escolas públicas das cidades de Sapucaia do Sul (RS) e Montenegro (RS) buscou-se perceber a contribuição das obras para o trabalho da Educação das Relações Étnico-Raciais principalmente no ambiente escolar. Como opção metodológica, a produção e da escrita reflexiva de um ensaio resultou nas discussões necessárias para responder o seguinte questionamento: Como a obra de Rosana Paulino contribui na educação para a Educação  das Relações Étnico-Raciais? Como conclusões, pode-se relacionar as contribuições pedagógicas da obra da artista mencionada para contribuir na produção de conhecimento no campo das artes e da educação.

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Publicado

29.08.2022

Como Citar

Braga Silva, L. N., & Cunha, G. C. (2022). ROSANA PAULINO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A CRÍTICA E A POTÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Da FUNDARTE, 50(50). https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1074

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