EXPERIMENTAÇÕES EM VIDEODANÇA

A INFLUÊNCIA DO AUDIOVISUAL NA VISUALIDADE DA DANÇA

Autores

  • Anibal Guedes Universidade Federal da Fronteira Sul e Universidade Federal de Pelotas
  • Fernando Franciosi Universidade Federal de Pelotas
  • Alexandra Gonçalves Dias Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1052

Palavras-chave:

Videodança, Dança, Audiovisual

Resumo

O artigo visa desenvolver experimentações em videodança. A videdoança constitui-se a partir de um campo de intersecção entre a dança e o audiovisual. Desse modo, o trabalho visa conceber, criar e produzir três videodanças a partir de uma mesma coreografia tendo como embasamento Spanghero (2003), a fim de explorar as diversas visualidades da dança em sua relação com a câmera. A pesquisa é de caráter exploratório e envolve uma pesquisa em arte, pois as videodanças foram produzidas pelos pesquisadores que informam sua discussão. Como resultados, nós destacamos: o audiovisual influencia na visualidade da dança; os processos de criação do coreógrafo e do cineasta são diferentes; os recursos audiovisuais proporcionam novos olhares para a visualidade da dança.

Biografia do Autor

Anibal Guedes, Universidade Federal da Fronteira Sul e Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do Curso de Especialização em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos (2017). Possui Especialização no Ensino de Artes pela UNINTER (2019) e cursa pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Trabalha com informática e arte educação.

Fernando Franciosi, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do Curso de Especialização em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (2013). Professor de dança na Attos Studio de Dança e Duo Dança – Centro de Movimento.

Alexandra Gonçalves Dias, Universidade Federal de Pelotas

Orientadora do Curso de Especialização em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em PhD in Dance pela University of Roehampton, Londres, Inglaterra (2020). Professora da Universidade Federal de Pelotas. Trabalha com arte e dança.

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Publicado

29.08.2022

Como Citar

Lopes Guedes, A. ., Franciosi Scariot, F., & Gonçalves Dias, A. . (2022). EXPERIMENTAÇÕES EM VIDEODANÇA: A INFLUÊNCIA DO AUDIOVISUAL NA VISUALIDADE DA DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 50(50). https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1052

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