ESCREVER-LER-DANÇAR: PROCESSOS CRIATIVOS E FORMATIVOS EM DANÇA

Autores

  • Oneide Alessandro Silva dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marcelo de Andrade Pereira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.892

Palavras-chave:

Dança, Processos de Criação, Processos de Formação

Resumo

Este estudo apresenta criações e escritas a partir da investigação denominada escrever-ler-dançar realizada inicialmente no Curso de Dança Licenciatura, da Universidade XXXX. Neste texto, concepções de corpo, dança, filosofia, pedagogia e imagens enlaçam os procedimentos pesquisados, suscitando reflexões acerca do artista docente e do corpo criador. Descreve-se a abordagem metodológica da bricolagem e da pesquisa como prática, as quais potencializaram o processo. Trata-se a rigor de um conjunto de imagens do corpo construído com sobreposições que dialogaram com as pedagogias do trabalho laboral e imagético da pesquisa. Conclui-se que o escrever-ler-dançar supõe uma rede contingente e situada num processo-projeto autoral, criativo e crítico.

Biografia do Autor

Oneide Alessandro Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Substituto do Curso de Dança Bacharelado (UFSM). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - linha educação e artes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciado em Dança (UFSM). Foi Bolsista DS da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Artistadocente da Dança.

Marcelo de Andrade Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - linha educação e artes, UFSM; Coordena o FLOEMA, núcleo de estudos em estética e educação, da UFSM; Pós-Doutor pela NYU; Doutor em Educação, UFRGS; Mestre em Filosofia, UFRGS; Mestre em Educação, UFRGS; Graduado em Filosofia, UNISINOS; Editor Associado da Revista Brasileira de Estudos da Presença. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPQ, nível 2. Atua na área de Estética e História das Artes, com pesquisa sobre Pedagogias Performativas e Pina Bausch.

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Publicado

03.06.2022

Como Citar

Santos, O. A. S. dos, & Pereira, M. de A. (2022). ESCREVER-LER-DANÇAR: PROCESSOS CRIATIVOS E FORMATIVOS EM DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 49(49). https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.892

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