NARRATIVA BIOGRÁFICA: UM ENTENDIMENTO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE DISCURSO NO FILME OLGA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/828Palavras-chave:
Biografia, Cinebiografia, Narrativa, Olga.Resumo
O presente artigo visa entender como se dá a construção narrativa biográfica, a partir das estruturas discursivas construídas na manifestação audiovisual. Tal concepção se orienta pela história biográfica de Olga Benário Prestes, uma jovem alemã que se torna comunista e sua militância é praticada, também, no Brasil. Neste estudo são apontados os modos narrativos da biografia fílmica, bem como a relevância na reconstrução de realidades contextuais tendo como ponto de partida o indivíduo biografado.
Referências
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa. 4. ed. Petrópolis : Vozes, 1976, p. 19-60.
BILL, Nichols. Introdução ao documentário – 3. ed. Tradução Mônica Saddy Martins. Campinas, SP : Papinus, 2005.
BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In: PINSKI, Carla B. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Ed. Contexto, 2005, p. 211.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína. FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Usos e Abusos da História Oral – 2 ed. Rio de Janeiro :Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998, p. 183-91.
BOURNEUF, Roland. OUELLET, Réal. As personagens. In: ______. O universo do romance. Coimbra : Almedina, 1976, p. 199–279.
FORSTER, Edward. As pessoas. In: ______. Aspectos do romance. Rio de Janeiro : Editora Globo, 2005.
LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína. FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos e abusos da história oral – 2. Ed. Rio de Janeiro : Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998, p. 167-182.
LOPES, Emília Mendes. O discurso ficcional: uma tentativa de definição. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ARCO-7FFQMK/1/emilia_mlopes_diss.pdf>. Acesso em: 25 Mar. 2020.
MORAIS, Fernando. Olga. – 17.ed. São Paulo : Companhia das Letras, 1994.
NAPOLITANO, Marcos. Cinema: a experiência cultural e escolar. In: Caderno de cinema do professor: dois / Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação; organização, Devanil Tozzi ... [e outros]. - São Paulo : FDE, 2009. p. 10-31.
NEGRINI, Márcio Zanetti. GUTFREIND, Cristiane Freitas. Cinebiografias ficcionais e a representação da Era Vargas na contemporaneidade. In: AMINUS – Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 18, n. 36, 2019, p. 220-35. DOI: https://doi.org/10.5902/2175497728695
PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. In: História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral, 3, São Paulo: ABHO, 2000, p.117-27. DOI: https://doi.org/10.51880/ho.v3i0.26
RAMOS, Fernão Pessoa. O que é documentário? Disponível em: <http://ceangher.com.br/wp-content/uploads/2017/10/pessoa-fernao-ramos-o-que-documentario.pdf>. Acesso em: 25 Mar. 2020.
SCHEMES, Claudia. SARAIVA, Juracy I. A.; ARAÚJO, Denise C. Memória e liminaridades entre discursos biográficos da História, do Jornalismo e da Literatura. In: Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Florianópolis, v. 12, n. 100, p. 126 – 158, jan/jul 2011 DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8951.2011v12n100p126
SCHMIDT, Benito Bisso. Luz e papel, realidade e imaginação: as biografias na história, no jornalismo, na literatura e no cinema. In: SCHMIDT, Benito Bisso (org.). O Biográfico. Santa Cruz do Sul : UDUNISC, 2000, p. 49-70.
______. História e biografia. In: Novos domínios da História. Rio de Janeiro : Elsevier, 2012, p. 187-205.
Filmografia
OLGA. Direção: Jayme Monjardim, 2004. Arquivo digital. 141 min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.