A DANÇA E AS RELAÇÕES DE GENERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS EM UMA AULA DE DANÇA

Autores

  • Giuliano Souza Andreoli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Larissa Canelhas UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.660

Palavras-chave:

dança, gênero, educação

Resumo

Nesse artigo apresentamos uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificantes. Utilizamos para isto o conceito de gênero. Através da análise de observações realizadas em aulas de dança do projeto PIBID, realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, as reflexões transitam pelos cenários nos quais as relações de gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que há hierarquizações entre os meninos e as meninas no contexto das aulas de dança, bem como formas generificadas de organização das práticas de dança, mas que algumas mudanças na intervenção dos/as professores/as já começam a acontecer.

Biografia do Autor

Giuliano Souza Andreoli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física (UFRGS), Especialização em Pedagogias do Corpo (UFRGS), e Mestrado em Educação (UFRGS). Atua na área de Teoria da Dança, com ênfase na relação entre Dança e Educação, Dança e Ciências Humanas (Antropologia, Sociologia, História, Estudos Culturais, Estudos de Gênero). É professor do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atua principalmente nas disciplinas: Teoria da Dança, Dança e Cultura I e II, Historia da Dança I e II, Educação e Pluralidade Cultural e Técnicas corporais Circenses.

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Publicado

30.03.2019

Como Citar

Andreoli, G. S., & Canelhas, L. (2019). A DANÇA E AS RELAÇÕES DE GENERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS EM UMA AULA DE DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 375–394. https://doi.org/10.19179/2319-0868.660