PRÁTICA DOCENTE E DANÇA DO VENTRE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORAS EM ATUAÇÃO NA CIDADE DE RIO GRANDE

Autores

  • Thaynara Garcia de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Josiane Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas
  • Helena Thofehrn Lessa Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.503

Palavras-chave:

Dança do Ventre, Prática docente, Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a prática docente da Dança do Ventre a partir de uma pesquisa realizada com professoras deste gênero de dança na cidade de Rio Grande (RS). É uma pesquisa qualitativa com uso de entrevista estruturada, a qual foi realizada com duas professoras. A discussão é feita a partir dos relatos das professoras e do cruzamento com fontes teóricas, trazendo um convite a refletir sobre as práticas docentes, especialmente em relação às histórias de vida e formação, à atuação profissional e às metodologias de ensino.

Biografia do Autor

Thaynara Garcia de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas.

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Linha de Pesquisa: Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Professora do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis" e e membro do Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gênero e Arte

Helena Thofehrn Lessa, Universidade Federal de Pelotas

Mestra e Doutoranda em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas na área de concentração Movimento humano, educação e sociedade - Linha de pesquisa Comportamento Motor. Professora Substituta do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Quem assiste também dança: reflexões e proposições pedagógicas para a apreciação em dança na contemporaneidade" e membro do Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gênero e Arte.

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Publicado

30.03.2019

Como Citar

Garcia de Oliveira, T., Franken Corrêa, J., & Thofehrn Lessa, H. (2019). PRÁTICA DOCENTE E DANÇA DO VENTRE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORAS EM ATUAÇÃO NA CIDADE DE RIO GRANDE. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 73–89. https://doi.org/10.19179/2319-0868.503

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