Artista-professor: da vida à obra, pesquisa e produção

Autores

  • Ursula Rosa Da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino de Arte, pesquisa em arte, UFPel, memória.

Resumo

Este estudo trata de considerar o artista que se assume como pesquisador dentro de um contexto: o ensino da arte. Desde 2009, desenvolvemos um projeto de pesquisa no Centro de Artes da UFPel, que pretende retomar a história do Instituto de Letras e Artes (ILA), desde sua fusão em 1973 com a Escola de Belas Artes, passando por suas mudanças de estrutura e de denominação até 2010. A UFPel foi instituída pelo Decreto-Lei  de 08/08/1969 e originou-se da fusão da antiga Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul com entidades isoladas de ensino superior, em atividade no Município, como a Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel” – a primeira fundada no Brasil – a Faculdade de Odontologia, a Faculdade de Direito, as faculdades de Ciências Domésticas e de Medicina Veterinária, o Instituto de Sociologia e Política e a Faculdade de Medicina de Pelotas. Além destas, o Conservatório de Música de Pelotas e a Escola de Belas Artes Cármen Trápaga Simões (E.B.A., criada em 1949) passam a ser unidades agregadas à UFPEL. A fonte de pesquisa é o acervo desta instituição, em sua documentação escrita, essencialmente. O enfoque é o ensino e a inserção do ILA, atual Centro de Artes (CA), na comunidade pelotense e da Região Sul. Dentro do foco ensino de artes, buscamos especialmente analisar a atuação dos professores enquanto artistas-professores, a respeito de metodologias de ensino, legitimação, representatividade junto à comunidade. Os professores-artistas apresentados aqui são Érico Cava, Luciana Leitão e Carmen Biasoli.

Downloads

Publicado

23.05.2013

Como Citar

Da Silva, U. R. (2013). Artista-professor: da vida à obra, pesquisa e produção. Revista Da FUNDARTE, (25), P. 1–18. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/2

Artigos Semelhantes

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.