DISCURSO TEATRAL E EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM SUPER, DE JÃO
UM EXERCÍCIO AUTOFICCIONAL EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1600Palavras-chave:
Discurso Teatral, Educação Estética, AutoficçãoResumo
O texto apresenta, a partir de uma perspectiva autoficcional, o relato e a análise de um evento único, singular e irrepetível: uma viagem de carro, realizada entre Concórdia/Santa Catarina e Curitiba/Paraná ao som do álbum musical Super, de Jão. O estudo demonstra, através de uma escrita que se pretende experimental, em movimento e não finalizada, as potencialidades dos conceitos de Discurso Teatral e Educação Estética para a análise de fenômenos cotidianos e artísticos, especialmente quando estão em jogo os fluxos dialógicos que os constituem.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. 3ª. Reimpressão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. [1963].
BAKHTIN, Mikhail. O problema do Conteúdo, do Material e da Forma na Criação Literária. In: BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: A Teoria do Romance. Tradução (do Russo): Aurora Bernardini, José Pereira Júnior, Augusto Góes Júnior, Helena Nazário e Homero Freitas de Andrade. Sétima edição. São Paulo: Hucitec Editora, 2014 [1924], pp. 13 –70.
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Contexto, 2017. 176p.
BRAIT, Beth. A palavra mandioca do verbal ao verbo-visual. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 1, 2009. P. 142-160. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/3004 Acesso em 03 set. 2024.
BRAIT, Beth. Importância e necessidade da obra O método formal nos estudos literários: Introdução a uma poética sociológica. In: MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora Contexto, 2012, pp. 11 –18.
BEZERRA, Paulo. O laboratório do gênio. In: O duplo. Poema petersburguense. Tradução de Paulo Bezerra. Desenhos de Alfred Kubin. São Paulo: Editora 34, 2011, pp. 237-248.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O duplo. Poema petersburguense. Tradução de Paulo Bezerra. Desenhos de Alfred Kubin. São Paulo: Editora 34, 2011. [1846]
GUMBRECHT, Hans. Pequenas crises: experiência estética nos mundos cotidianos. In: Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
GUIMARÃES, Ingryd de Oliveira. Quem é Jão e como ele se tornou um queridinho do pop brasileiro. In: MEON, Grupo Meon de Comunicação: São José dos Campos, 2023. Disponível em: https://www.meon.com.br/meonjovem/alunos/quem-e-jao-e-como-ele-se-tornou-um-queridinho-do-pop-brasileiro Acesso em 20 set. 2024.
KLINGER, Diana. Escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada. V.10, N.12, 2008. pp 11-31. Disponível em: https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/178/181 Acesso em 20 set. 2024.
MALINA, Judith. Notas sobre Piscator -Teatro político e arte inclusiva. São Paulo: SESC São Paulo, 2017.
MARTINS, Pedro. Como Jão se distanciou da sofrência para ressurgir mais sexy no disco “Super”. In: Folha de São Paulo. Ilustrada: São Paulo, 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/08/como-jao-se-distanciou-da-sofrencia-para-ressurgir-mais-sexy-no-disco-super.shtml Acesso em: 03 set 2024
MARTINS, Pedro. Quem é Jão, que se inspira em Cazuza e desponta no pop com sofrência brega. In: Folha de São Paulo. Ilustrada: São Paulo, 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/10/quem-e-jao-que-se-inspira-em-cazuza-e-desponta-no-pop-com-sofrencia-brega.shtml Acesso em: 10 set 2024
MEDVIÉDEV, Pável N. O método formal nos estudos literários: Introdução Crítica a uma Poética Sociológica. Trad. Sheila Camargo Grillo & Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2010.
QUEIROZ, Carlos Eduardo. A escritura da memória como fundamento identitário do eu. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 10, N.12, 2008. Pp. 365-387. Disponível em <https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/195/198> Acesso em 18 set. 2024.
RIBEIRO, Martha. Realismo Sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades. São Paulo: Hucitec, 2022.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Tradução: Paulo Neves; revisão da tradução: Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
SILVA, Marleth. A fabulosa descoberta da pausa dramática. In: Gazeta do Povo: Curitiba, 2014. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/marleth-silva/a-fabulosa-descoberta-da-pausa-dramatica-8ihmscpl5zoe1tic3z8c2xd8u/ Acesso em: 18 set. 2024.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. Tradução: José Simões (Coordenação). São Paulo: Perspectiva, 2010.
TREZZI, Clóvis. Schiller e Freire: um olhar sobre a educação estética. Revista Eletrônica de Ciências da Educação (RECE). V. 10, N. 1. 2011. Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/878 Acesso: 08 set 2024.
VASCONCELOS, Sandra. Do outro lado do espelho (Um estudo de E. A. Poe e Machado de Assis). In: Língua e Literatura, V. 15, n. 18, p. 23-39, 1990. Disponível em https://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115972 Acesso em 08 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jean Carlos Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.