VIOLÊNCIA, NECROPOLÍTICA E ECOS DA HISTÓRIA EM BACURAU
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1584Palabras clave:
Bacurau, Violência, NecropolíticaResumen
Este estudo analisa as formas de violência em Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, pois a brutalidade no filme vai além do derramamento de sangue. Entre as cenas analisadas, destaca-se a sequência em que os personagens do 'Brasil do Sul' (Karine Teles e Antonio Saboia) são recebidos no acampamento militar dos estrangeiros, sequência que suscita discussões sobre raça e o chão histórico do Brasil. Há também uma análise comparativa entre o roteiro e o filme que busca relacionar o conceito de necropolítica de Achille Mbembe e a parábola de Bertolt Brecht à obra. Por fim, examina-se a reação da população de Bacurau a partir de dois espaços simbólicos: o Museu Histórico de Bacurau e a Escola João Carpinteiro.
Descargas
Citas
BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Seleção e introdução de Luiz Carlos Maciel. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1967.
FERREIRA, Carolin Overhoff; NAFAFÉ, José Lingna. Resistência, necropolítica e fantasias de vingança – Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 244-276, 27 nov. 2021. REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. http://dx.doi.org/10.22475/rebeca.v10n2.719.
GUTIERREZ, Maria Alzuguir. Brecht/ Cinema/ América Latina. São Paulo: Alameda, 2022.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Traduzido por Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros: O som ao redor, Aquarius, Bacurau. São Paulo: Cia das Letras, 2020.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2015.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de são paulo. 2012. 122 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão a Bolsonaro. In: SOUZA, Jessé. Elite do atraso: da escravidão a Bolsonaro. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.
Filmografia consultada
AQUARIUS. Brasil. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd e Michel Merkt. 2h 26m. Cor. 2016, ficção.
BACURAU. Brasil/França. Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles. Produção: Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd e Michel Merkt. 2019, ficção.
CABRA MARCADO PRA MORRER. Brasil. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Eduardo Coutinho, Vladimir Carvalho, Zelito Viana. Cor. 119 minutos. 1984, documentário.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Brendon de Alcantara Diogo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
