PEDAGOGIA QUILOMBOLA

UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO PARTILHADA DE NARRATIVAS ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS EM UM QUILOMBO NO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1443

Palavras-chave:

Metodologias participativas, práticas intergeracionais, pedagogia quilobola, oficinas narrativas

Resumo

A pesquisa em que este trabalho baseia-se visa a conhecer a vida, a cultura e as relações entre crianças e idosos da Comunidade Quilombola Ribeirão do Cubatão (SC). Assim, este artigo traz algumas reflexões sobre as contribuições metodológicas dessa investigação, cuja base é a Pedagogia Quilombola: compartilhamento de vidas, trocas de experiências, saberes e práticas entre idosos, crianças e adolescentes de modo coletivo e relacional.  Versa sobre o que denominamos como Oficinas Narrativas e sua organização. O foco é a autoria/participação das crianças e idosos na produção de narrativas em diferentes linguagens (orais, escritas, visuais e/ou audiovisuais), dialogando tanto com a presença da cultura das mídias no cotidiano infantil como com as referências tradicionais de cada contexto cultural. Como resultados parciais, compreende-se que essa metodologia, além de promover a possibilidade do diálogo, pode proporcionar a co-produção de dados, por parte das crianças e dos idosos, durante as investigações realizadas com eles.

Biografia do Autor

Roselete Aviz, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC,Florianópolis, SC/Brasil

Professora do Departamento de Metodologias de Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília -UnB, Brasília, Distrito Federal/Brasil

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), integrando
também o Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de
Goiás (UFG). Mestre e doutora em Antropologia Social pela UFSC, com doutorado sanduíche na
École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Licenciada em Artes Cênicas
pela UFRGS. Titular de um pós-doutorado na Université Paris Ouest-Nanterre, pesquisando
narrativas de crianças imigrantes. Autora do livro “Gesto, Palavra e Memória – performances de
contadores de causos” e organizadora das coletâneas “Donos da Palavra: autoria, performance e
experiência em narrativas orais na América do Sul” (2007) e de “O Teatro e suas Pedagogias:
práticas e reflexões”.

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Publicado

08.08.2024

Como Citar

Aviz, R., & Hartmann, L. (2024). PEDAGOGIA QUILOMBOLA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO PARTILHADA DE NARRATIVAS ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS EM UM QUILOMBO NO SUL DO BRASIL. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1443. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1443

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO