OS PROFESSORES VÃO AO CINEMA

UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOCENTES A PARTIR DO FILME HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1367

Palavras-chave:

Cultura Visual, formação docente, Leitura audiovisual

Resumo

Este artigo revisa algumas (in)conclusões obtidas de uma pesquisa de mestrado cujo
objetivo foi analisar a constituição da identidade docente em narrativas audiovisuais a partir da obra
fílmica Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Com aporte dos estudos da Cultura Visual
(Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005;), da Cultura Midiática (Pillar, 2013;) e das identidades docentes
(Ferreira, 2002; Garcia, Hypólito, Vieira, 2005) este trabalho analisa o discurso de professores da
educação básica em um contexto de partilha de si junto a um grupo focal em que as docências
fílmicas da obra Harry Potter e a Pedra Filosofal foram discutidas. Como método de análise, este
estudo se vale da A/r/tografia (DIAS, 2013), uma abordagem que prevê a pesquisa como ação, como
prática viva, contemplando a possibilidade de um mesmo sujeito absorver identidades e processos
próprios do ser professor, do ser pesquisador e do ser artista. Não foram analisados como se
constituíam esses professores enquanto docentes a partir da obra Harry Potter, mas sim o que esses
professores falavam a partir dela. Através de um convívio que é provocado por uma experiência
comum, surgiram manifestações singulares que são revisitadas na trama deste trabalho.

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Biografia do Autor

Carolina Viana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Mestranda em Educação, na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo (PPGEdu/UFRGS), sob orientação da Profa. Dra. Analice Dutra Pillar; Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/PPGEdu/UFRGS). Atualmente é professora de Arte de ensino fundamental e médio no Colégio Santa Inês. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguinte temas: Cultura Visual; Ensino de Arte; Cultura Midiática.

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

Viana da Silva, C. (2024). OS PROFESSORES VÃO AO CINEMA : UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOCENTES A PARTIR DO FILME HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001). Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1367. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1367