ENTRE ATALHOS, BECOS E DRIBLES
ENCONTROS E DESLOCAMENTOS NO MORRO DO QUILOMBO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1217Palavras-chave:
Casa, Memória, Morro do quilomboResumo
Apresentamos um conjunto de proposições artísticas realizadas por Mauricio Igor Almeida a partir do deslocamento de sua terra natal, Belém (PA), em direção a Florianópolis (SC). Um corpo afro-amazônico percorre o país de norte a sul e encontra, na região mais embranquecida, ao lado da universidade, o Morro do Quilombo, suas histórias e seus moradores. Por meio de diálogos entre os autores, as produções artísticas realizadas na localidade são apresentadas sob um contexto que envolve questões socioeconômicas, memórias, narrativas, resistências e existências.
Referências
ANZALDÚA, Glória. A vulva é uma ferida aberta e outros ensaios. Rio de Janeiro: A Bolha Editora, 2021.
BONA, Dénètem Touam. Cosmopoéticas do refúgio. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2020.
KILOMBA, Grada. “Descolonizando o conhecimento”. Palestra-performance realizada em março de 2016 no CCSP – Centro Cultural São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iLYGbXewyxs
MOTEN, Fred. “Ser prete e ser na da (misticismo na carne)”. Em: SPILLERS H. J. et al. Pensamento negro radical: antologia de ensaios. São Paulo: Crocodilo e N-1 Edições, 2021.
NASCIMENTO, Tatiana. Da palavra queerlombo ao cuirlombo da palavra. Palavra preta, 2018. Disponível em:
https://palavrapreta.wordpress.com/2018/03/12/cuierlombismo/
OGAWA, André Eitti. Contemplando Itacorubis: Memórias da transformação de um lugarejo na segunda metade do século XX. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em história) - Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mauricio Igor Almeida
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.