A PINTURA DE PAISAGEM EM SANTA MARIA

APROXIMAÇÃO DE UMA POSTURA SEMIÓTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1063

Palavras-chave:

Artes Visuais, História da Pintura, Paisagem, Semiótica, Santa Maria (RS)

Resumo

O presente artigo tem como tema as paisagens no bairro Camobi, de Santa Maria (RS). É apresentado um recorte sobre a pintura de três artistas que atuaram como docentes na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo eles, Vagner Dotto, Yeddo Titze e Silvestre Peciar. Como metodologia, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e análises das obras dos artistas. Entende-se que a pesquisa sobre arte parte do estudo de códigos semânticos da obra e dos contextos em que ela está inserida. Nesse sentido, o resultado foi tecer relações e aproximações com uma postura semiótica. Santa Maria se tornou referência propulsora para esses três artistas, que evidenciaram seu cotidiano. Assim, a paisagem vem a ser uma construção cultural, pautada pelas relações dos indivíduos com ela.

Biografia do Autor

Antonio José dos Santos Junior, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM / Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Doutorando em Artes Visuais na Linha Arte e Transversalidade com ênfase em Poéticas Visuais e Mestre em Artes Visuais, bolsista CAPES (2018-20), ambos pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGART/UFSM). Pós-graduando na Especialização em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Artista Visual - Desenho e Plástica (UFSM) com período sanduíche na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Portugal. Integrante dos grupos de pesquisas: Arte Impressa e Ecologia CNPq/UFSM; Processos Pictóricos CNPq/UFSM. Tem interesse em investigar processos de criação e pintura na contemporaneidade.  E-mail: antoniojunior_jr@hotmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/1715724412555768 - ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5641-7663

Referências

ARBO, Antônio Carlos. Tempoema. Santa Maria: Imprensa Universitária - UFSM, 1979.

BASIACO, Silvestre Peciar. Acervo do Centro de Artes e Letras – UFSM. Disponível em: <http://galeria.ufsm.br/artista/silvestre-peciar/211>. Acesso em: 15 jul. 2021.

BASIACO, Silvestre Peciar. Memórias personales sobre la pintura del maestro Miguel Ángel Pareja. Comunicação pessoal do autor, s/ edição, 2012.

BISOGNIN, Edir Lúcia; SILVA, Mari L. L. & SANTOS, Nara Cristina. O Desenho e a

Pintura em Santa Maria: um enfoque sociológico. In: BULHÕES, Maria Amélia

(org.). Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: Pesquisas Recentes. Porto Alegre:

UFRGS, 1995, p. 104-105. DOI: https://doi.org/10.1016/S0338-9898(95)80299-1

DALCOL, Francisco. Exposição no Museu Julio de Castilhos lembra obra de Vagner Dotto. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2014/04/exposicao-no-museu-julio-de-castilhos-lembra-obra-de-vagner-dotto-4485736.html>. Acesso em: 01 nov. 2021.

FOLETTO, Vani T.; BISOGNIN, Edir Lúcia. Artes Visuais em Santa Maria: contextos e artistas. Santa Maria: Palotti, 2001.

GONÇALVES, Robson P. Paisagens de Santa Maria. In: Fábulas da Província: Crônicas sobre Arte e Cultura. Santa Maria: UFSM, 1999, p. 45-46.

IBGE. Censo Demográfico de 2010: Resultados do Universo. Rio de Janeiro: Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2010.

JUNIOR, A. J. dos S.; AGOSTINI, S. T.; CORRÊA, M. R. D. Ateliê de Pintura 1336: Aulas e Experiências. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 4, n. 3, 2018. DOI: 10.5965/24471267432018120. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/14361. Acesso em: 30 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/24471267432018120

JUNIOR, A. J. dos S.; CORRÊA, M. R. D.; AGOSTINI, S. T. Narrativas poéticas de um Ateliê de Pintura e sua contribuição formativa. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 34-49, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019034. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12502. Acesso em: 30 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/2175234611252019034

MADERUELO, Javier. El Paisaje: Génesis de un concepto. Madrid: Abada Editores, 2005.

MORATO, Elisson F. Do conteúdo a expressão: uma análise semiótica dos textos pictóricos de Mestre Ataíde. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos – Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

PINTO, Marco Aurélio B. Diversidade Cultural: Legado de Yeddo Titze, através da Memória e do Pertencimento (AMASM - Associação dos Amigos do Museu de Arte SM). YouTube, 24/08/2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YZ-oOTjo-G0&>. Acesso em: 01 nov. 2021a.

PINTO, Marco Aurélio B. Entrevista concedida ao autor. Santa Maria, Brasil. Em 15 ago. 2021b.

RUPOLO, Irani.; MARCHI, Salette M. Via Sacra: Silvestre Peciar Basiaco. Santa Maria: Editora UFN, 2018.

SIQUEIRA, Juliano. Informações - obra Peciar [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por . em 03 nov. 2021.

SIQUEIRA, Juliano. Peciar e a formação do artista. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – Universidade do Estado de Santa Catarina. 2019.

UFSM. Histórico do Centro de Artes e Letras – CAL/UFSM. Disponível em: < https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cal/historico/>. Acesso em: 11 nov. 2021.

Downloads

Publicado

18.03.2022

Como Citar

Junior, A. J. dos S. (2022). A PINTURA DE PAISAGEM EM SANTA MARIA: APROXIMAÇÃO DE UMA POSTURA SEMIÓTICA. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1063

Artigos Semelhantes

<< < 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.