MATRIZES TEÓRICAS SOBRE O DESENHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CONTRADIÇÕES À VISTA

Autores

  • Priscila Anversa Universidade do Estado de Santa Catarina PROFARTES-PPGAV/UDESC
  • Gustavo Eger Sawada Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.1048

Palavras-chave:

Desenho Infantil, Desenho do adolescente, Ensino de Arte.

Resumo

Este texto pretende colocar em debate as matrizes teóricas do desenho de crianças e adolescentes a partir de uma experiência na disciplina de Desenho Infantil, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Objetivamos analisar desenhos a partir de estudo de caso, fruto da disciplina em questão, buscando problematizar o referencial teórico sobre a temática a partir dos autores presentes no plano de ensino, evidenciando também a necessidade de ampliar estudos na área. Para tecer a crítica, partiremos de Duarte (2001, 2010), Derisso (2010) e Mesquita (2010), enquanto para contextualizar o desenho infantil e o estudo de caso, utilizaremos Mèredieu (2006) e Lowenfeld e Brittain (1977).

 

Biografia do Autor

Priscila Anversa, Universidade do Estado de Santa Catarina PROFARTES-PPGAV/UDESC

Professora do Mestrado Profissional em Artes da UDESC e doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV-UDESC

Gustavo Eger Sawada, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciando em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Referências

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Publicado

22.12.2021

Como Citar

Anversa, P., & Eger Sawada, G. (2021). MATRIZES TEÓRICAS SOBRE O DESENHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CONTRADIÇÕES À VISTA. Revista Da FUNDARTE, 47(47). https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.1048

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