DA METODOLOGIA DE PESQUISA À AÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE DANÇA E TEATRO LICENCIATURA
Palavras-chave:
Imaginário, Proposta Metodológica de Ação, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho tem como objetivo descrever as ações realizadas no projeto de pesquisa “Da Metodologia da Pesquisa à ação: Outras/Novas maneiras de abordagens na Formação de Professores”. Cabe ressaltar que é um projeto que envolve a formação inicial de professores da área da Dança e Teatro. Dentre as ações realizadas no decorrer do projeto, podemos destacar: encontros semanais entre bolsistas e orientadora; leitura das três teses que dão origem a esta pesquisa; leitura, fichamento e discussão de textos; grupo de estudos; encontros do GEPIEM (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória); realização de mapeamento de estudos já realizados com a temática do projeto; construção de diário de pesquisa; participação em evento de ensino, pesquisa e extensão. Cabe ressaltar que o projeto encontra-se em andamento e que os resultados até o momento referem-se aos estudos e mapeamento realizados que contribuíram para ampliar o repertório teórico e conhecer os estudos realizados na área e o relato de uma atividade que pode ser considerada o primeiro movimento rumo à construção da proposta metodológica de ação.
Referências
BACHELARD, Gastón. A poética do devaneio. tr. Antonio de Pádua Danesi. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
JOSSO, Marie Christine. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. @mbienteducação, São Paulo, v.2, n.2, p. 136 – 199, 2009.
LINDNER, Luciana Marins Teixeira. Os imaginários e os trajetos formativos de professores iniciantes de matemática. 2018. 141 f. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018.
LORENZONI, Cândice Moura. Ser Artista Professor: Imaginários e Poéticos em jogo nos espaços de Atuação - Formação. 2018. 242f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós - Graduação em Educação, RS.
SILVA, Juremir Machado da. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2003.
PERES, Lúcia Maria Vaz Peres. Dos saberes pessoais à visibilidade de uma Pedagogia Simbólica. 1999. 154f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
ZANELLA, Andrisa Kemel. Escrituras do Corpo Biográfico e Suas Contribuições para a Educação: Um Estudo a partir do Imaginário e da Memória. 2013. Tese (Doutorado) - Programa de Pós - Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas.