Uma pesquisa sobre o significado das aulas de instrumento para alunos de cordas friccionadas

Autores

  • Sinésio Adolfo Fröder UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Educação Musical, Cordas Friccionadas, Vivência, Aprendizagem.

Resumo

Resumo: Este projeto de pesquisa busca questionar executantes de aulas de instrumento musical, para evidenciar qual o elo de significado entre a aprendizagem de instrumento e a compreensão de mundo. Através de uma abordagem qualitativa com uma investigação analítica de manifestações das redes sociais, serão coletados dados relevantes para levantar hipóteses sobre os significados da aprendizagem de instrumento para compreender as diferentes importâncias dadas pelos jovens alunos instrumentistas de determinado projeto. Através dos significados e importâncias que jovens e adolescentes têm dado para aulas de instrumento específico, em junção aos conceitos da educação musical, pretende-se defender uma pesquisa que enfatize a importância da aprendizagem de instrumento musical na adolescência.

Referências

AZZI, Roberta G. – TOURINHO, Ana Cristina G. S. - Ensino na perspectiva da teoria social cognitiva: discussões iniciais a partir do ensino de música. Londrina | v.24 | n.36 | 105-115 | jan.jun. 2016.

BORGES, M.; HOPPEN, N.; LUCE, F. B. Information technology impact on market orientation in e-business. Journal of Business Research, v. 62, p. 883-890, 2009.

CAMBOIM, Luize G. – BEZERRA, Emy P. – GUIMARÃES, José B. - Pesquisando na internet: uma análise sobre metodologias utilizadas em dissertações de mestrado do programa de pós graduação em ciência da informação da UFPB - Biblionline, João Pessoa, v. 11, n.2, p. 123 – 134, 2015.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.

GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207p.

GODOY, Arilda S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In Revista de Administração de Empresas, v. 35 n.2 Mar/Abril 1995ª, p.57-63. Pesquisa qualitativa- tipos fundamentais, In Revista de Administração de Empresas, v. 35 n.3 Mai/Jun 1995b, p. 20-29.

MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim. Apreciação musical para adolescentes. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 10, 2001, Uberlândia. Anais... Uberlândia: ABEM, 2001. p.16-19. 1 CD-ROM.

FLICK, U. A pesquisa qualitativa online: a utilização da Internet. In: Introdução a pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 238-253.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Fröder, S. A., & Wolffenbüttel, C. R. (2018). Uma pesquisa sobre o significado das aulas de instrumento para alunos de cordas friccionadas. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.33–40. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/584

Edição

Seção

Projeto de Pesquisa, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>